Como Desenhar Uma Estrela

Como Desenhar Uma EstrelaO objetivo de um desenho de estrela pode ser variado, assim como os formatos e cores dos astros a serem representados em desenho. Aqui vamos aprender a desenhar alguns tipos mais comuns de estrelas para vários símbolos e utilizações.

  • Estrela de quatro pontas (rosa dos ventos) – a estrela de quatro pontas é muito aplicada na figura da rosa dos ventos, para localização dos pontos cardeais em mapas e bússolas. Para desenhar uma estrela de quatro pontas no formato de rosa dos ventos você pode começar por um xis (x), buscando simetria entre os lados. Depois faça um sinal de mais (+) ou cruz com o dobro de tamanho do xis e cujo meio seja uma intercessão com ambos os desenhos. Feito isso, agora é só ligar as pontas da cruz com as pontas do xis, fechando a sua estrela.
  • Estrela de cinco pontas (pentagrama) – o pentagrama, conforme aparece na bandeira de Marrocos (primeira foto) pode ser desenhado a partir de um cone sem base (ou um Como Desenhar Uma Estrelatriângulo sem base). Após isso repita a figura partindo do mesmo ponto de uma das bases, mas inclinando 45° no sentido oposto, de maneira que um dos lados desta nova figura fique paralelo à base imaginária da primeira. A terceira figura que você irá desenhar repetirá o processo da segunda, porém com sentido oposto. Se as pontas se unirem você terá um pentagrama. Apagando o pentágono formado no meio você tem uma estrela de cinco pontas, como aparece no escudo do Botafogo.
  • Estrela de seis pontas (estrela de Davi) – esta estrela tem uma grande significação religiosa, sendo conhecida como estrela de Davi, usada como amuleto e aparece inclusive na bandeira de Israel (segunda foto). Esta estrela é uma das mais simples de ser desenhada, pois consiste em dois triângulos equiláteros inversamente sobrepostos. Ou seja, desenhe um triângulo cujos lados sejam iguais e depois repita o desenho inverso na vertical, mantendo o centro do primeiro desenho.

Pronto, agora aplique suas estrelas onde quiser.