Como Desenhar Pessoas

Como Desenhar PessoasMuita gente gosta de desenhar, sejam carros, paisagens, porém possuem certa dificuldade em saber  como desenhar pessoas , seja pela expressão facial, músculos ou volume do corpo. Aqui você terá uma noção de como expressar essa arte.

1. Fotos: Antes de começar a desenhar corpos vivos é necessário desenvolver o senso de proporção. Tanto para o modelo assim como para você seria muito demorado, cansativo e até pouco produtivo caso começasse desta forma, optando por ir direto ao ponto. Para desenvolver esta técnica de desenhar corpos inicie selecionando fotos de artistas que gosta, ou de qualquer pessoa/modelo que preferir. Já separadas as fotos copie-as com uma folha em cima delas, assim terá uma noção de traços que irá utilizar mais a frente. Já terminadas as copias, tente agora copiar as fotos sem utilizar a folha por cima, apenas observando e tentando copia-las. Mesmo que saiam muito imperfeitas, você esta no começo do processo de como aprender a desenhar corpos humanos, e este exercício é importante para seu aprimoramento nesta forma de expressão, desenhar corpos.

2. Noções de tamanho: Para facilitar a vida de quem irá desenhar pessoa é necessário que ela saiba algumas noções de tamanho, medida e dimensões que a auxiliaram na hora de desenhar. Abaixo estão as mais conhecidas:

  • Os braços devem cair com os dedos estendidos, e ajustar-se com o meio da coxa.
  • A largura dos quadris é a mesma que a distância da virilha até o joelho.
  • O comprimento do braço a partir da axila até a ponta dos dedos da mão estendida é a mesma a partir da base do pescoço até a parte inferior das nádegas.
  • O tamanho do pé deve situar-se entre a base da palma e a dobra do antebraço.

3. Cabeça: O tamanho da cabeça da pessoa influência e ajuda na hora de desenhar. Um exemplo, uma figura do sexo masculino adulta tem como altura uma proporção equivalente a 7 cabeças da mesma. Uma criança com um ano de idade aproximadamente, tem em média 4 cabeças de altura. A criança de três anos tem mais ou menos a metade da altura do adulto. Desta forma você poderá contar assim: São 2 cabeças da altura do joelho até a parte inferior do pé, do topo do fêmur até a patela e da clavícula até um pouco abaixo do umbigo.

4. Papel: Faça um risco reto na vertical de seu papel. A partir deste traço inicie, tendo como referencia alguma foto de um modelo sem poses e em pé, seu desenho com as dicas dos tópicos acima. O risco na vertical servirá para auxilia-lo no desenvolvimento do desenho, evitando que um lado, esquerdo ou direito, fique diferente do outro.

5. Seja observador: Observe cada detalhe e tente desenha-lo mesmo que fraco, para não perder a essência do desenho.

6. Modelo vivo: Peça para algum amigo lhe servir de modelo vivo. Está na hora de praticar tudo o que aprendeu. Seu desenho não sairá perfeito de imediato, mas com muitas tentativas você conseguirá desenhar com tamanha qualidade. Não se esqueça de sempre praticar este método, é o mais importante e primordial. Não se limite a uma tentativa. Boa sorte!