Como Desenhar Mangá

Como Desenhar MangáMangás são os desenhos das histórias em quadrinhos japonesas. Fazem muito sucesso entre os jovens e, muitas vezes, dão vida às personagens de televisão. Um grande atrativo desses quadrinhos é o padrão utilizado nos desenhos que têm suas formas diferenciadas das usadas nas regiões não orientais. Para desenhar no estilo do mangá você precisa conhecer algumas técnicas. Esse artigo traz algumas dicas para quem quer aprender essa outra modalidade de desenho.

  • Rosto:

Com um compasso, desenhe um círculo base de 3 ou 4 centímetros de diâmetro. Divida-o em 4 partes, fazendo com que a parte inferior fique um pouco maior. Cada par servirá para alinhar as partes do rosto (olhos, nariz e boca). Lembrando que  a parte do queixo deve ser desenhada de forma proporcional ao rosto.

Os olhos dos mangás são grandes e parecem estar sempre arregalados. São eles que mais demonstram os sentimentos das personagens. Por isso, muita atenção ao desenhá-los.

Os rostos são, na maioria das vezes, mais arredondados, com queixo e nariz pequenos. A boca fica maior quando os desenhos representam uma situação particular, onde as personagens podem estar chorando, gritando ou até dando risada.

  • Cabelo

Um dos pontos mais chamativos do mangá é o cabelo, ele deve ser sempre em mechas com fios bagunçados de comprimento médio ou, para personagens femininos, cabelos compridos. Quando for desenhar os cabelos lembre-se de seguir o sentido e modelo dos penteados das personagens.

  • Finalização

Para terminar apague as linhas usadas como apoio e desenhe o pescoço, faça um contorno escuro sobre o desenho, para dar destaque e valorizar os traços.