Como Desenhar Bem

Como Desenhar BemDesenhar bem tal como cozinhar bem é uma questão de talento e habito. Para ambas as funções é necessário o aprimoramento de técnicas, conhecimento de materiais, e pratica. Muita prática. Esse artigo contém informações básicas e úteis para você que gostaria de obter conhecimento na área de desenho.

  1.  Material básico: Lápis de grafite nas graduações 3B e 6B - um esfuminho número 03 (tipo de lápis de camurça para fazer sombreamento nos desenhos) – Folha sulfite – Borracha branca macia
  2. Preparando o material: Aponte seu lápis de maneira que ele fique com a ponta longa e tenha ângulos suaves.
  3. Treino: Inicie criando desenhos que vem a sua cabeça – arvores, flores, frutas, bonecos – abuse no treino com formas geométricas (ex.: criar círculos perfeitos em um único movimento) e não se preocupe com o resultado. Evite apertar o lápis no papel, tenha a mão sempre relaxada isso facilitará você a criar traços mais precisos.
  4. Captando formas: Após ter-se habituado com seu lápis, formas e jeito de traçar procure por um objeto simples para reproduzir sua imagem no papel. Inicie o desenho com sua forma básica, observe o objeto a ser reproduzido e procure sua forma inicial, se um círculo, um quadrado, um triângulo, etc. Faça esse primeiro traço e a partir daí comece a traçar sua forma detalhada.
  5. Captando volume e sombras: Você pode treinar isso desenhando cubos. Utilize as relações entre luz e sombra, claro e escuro para preencher seu desenho dando a ele volume e sombra. Observe e crie tonalidades com o lápis, pintando mais terá uma zona mais escura, mais densa, alivie a pressão na ponta do lápis e crie movimentos mais suaves dando a alusão de mais luz.
  6. Conhecimento nunca é demais: existem diversos vídeos espalhados pela internet com tutorias de pintura e desenho a mão livre. Reserve um tempo do seu dia e procure por mais conhecimento e aprimore suas técnicas. Canais de vídeo como o Youtube.com são ótimos lugares para encontrar vídeos com informações úteis para seu crescimento como desenhista. Lembre-se de que quanto mais praticar mais próximo a perfeição seu desenho chegar.