Como Demitir um Funcionário

Como Demitir um FuncionárioEssa é uma das situações mais chata que uma pessoa pode passar na sua vida profissional. Demitir outra pessoa é algo bem complicado, mas que deve ser feito, se isso for necessário, claro. A demissão pode pegar de surpresa uma pessoa e deixá-la totalmente desestruturada. Uma demissão pode até acabar com a vida de outra pessoa, por isso ela tem que ser feita com muito cuidado e cautela para que o funcionário em questão não se abale muito. Leia o nosso artigo e veja algumas dicas de como demitir um funcionário de uma maneira mais objetiva.

1. Não fique o rodeando. Ficar dando indiretas de que ele será demitido não é a melhor escolha nessa situação. Talvez, você não faça isso por mal, mas o receio de demiti-lo e acabar magoando faz com que essa situação seja criada. Isso pode causar ainda mais danos ao seu funcionário, por isso vá sempre direto ao ponto.

2. Explique o real motivo da demissão. Essa é outra parte na qual não deve ser omitida. Mostre os pontos pelos quais o funcionário foi demitido, para que ele possa melhorar nos próximos empregos. Falar que é “cortes de gastos” não é a melhor escolha. Isso é a desculpa mais manjada de todos os tempos. Mostre no que ele errou, se errou, para que essa demissão tenha sido consumada.

3. Se possível, indique-o para outra empresa. Se o seu funcionário não foi demitido por um erro gravíssimo e foi apenas uma escolha, tente indicá-lo para outra empresa, para pelo menos, amenizar a dor do seu funcionário e fazer com que ele tenha outro emprego o mais rápido que puder.

Essas foram algumas dicas para que a demissão de um funcionário seja mais amena e que ele não sofra tanto, principalmente se ele gostar muito desse emprego. É claro que sempre será difícil demitir alguém, mas talvez com essas dicas isso seja um pouco mais facilitado.