Como Defender-se da Poluição Sonora

download (16)A poluição sonora tornou-se, infelizmente, um mal dos nossos dias, como ainda falta, tanto individual como coletivamente, uma adequada cultura e sensibilidade ambiental contra ruído é necessário que tomemos alguns cuidados com nossa saúde auditiva. Então, siga o passo a passo abaixo e proteja-se do barulho da cidade.

 1- Escolha aparelhos mais silenciosos e assim você aprende a ouvir rádio e TV em volume baixo, verifique se o seu filho não sofre com nenhum problema auditivo por causa das músicas altas nos fones de ouvido.

2- Eduque as crianças a respeitar os outros, diminuindo a voz em locais públicos e evitando ruídos e gritos.

3- Ao dirigir, reduzir a velocidade do veículo, a fim de reduzir o atrito dos pneus e do motor produzindo assim menos ruídos.

4- Isolar a sua casa a partir de  barulhos das janelas de vidros duplos. Se a exposição prolongada ao ruído for necessária, use protetores de ouvido.

5- No caso de vizinhos barulhentos, consulte as regras de convivência na internet para ver se ela contém uma cláusula anti – ruído : neste caso, pode ser o suficiente caso aja um administrador registrado, procura-lo informando sobre o ocorrido no condomínio e assim, você pode pedir os danos por quebra de contrato. Se a cláusula não é compartilhada, você tem que tomar as medidas legais nos termos dos artigos 844 e 2043 do Código Civil e 659 do criminoso. O árbitro é responsável por essas controvérsias, é o juiz de paz para pleitear seu caso perante o tribunal é melhor equipar-se evidenciando como, por exemplo, com o uso de um gravador para medir o excesso de ruído. Para acelerar a solução do problema, você pode recorrer ao Tribunal pedindo ao tribunal uma providência cautelar com base no artigo 700 do Código de Processo Civil.

6- Se o barulho vem de um determinado local do condomínio que não seja de algum apartamento (caldeira, autoclave, elevador) devemos exigir a intervenção do administrador, na ausência de feedback, você deve ligar para as autoridades de saúde locais, de modo que, se você medir a intensidade do som e ultrapassar os limites eles irão sofrer graves penas.

7- Contra os alarmes, os ruídos durante a noite e nas instalações sob a casa serem muito barulhentos, você deve chamar a polícia ou a aplicação da lei e, se for o caso, apresentar uma reclamação para o novo ASL ou Harp (agências de proteção dos ‘ meio ambiente). De acordo com o artigo 659 do Código Penal, quem perturba as ocupações ou o resto das pessoas é punível com pena de prisão até três meses ou com multa de 310 euros.