Como Decorar uma Casa Pequena

Como Decorar uma Casa PequenaUma casa bem decorada reflete o bom gosto de quem a decorou e a torna muito mais acolhedora, o problema é que as casa pequenas precisam de maior planejamento para que todos os móveis e objetos de decoração sejam dispostos de maneira que não atulhem o espaço.

Para decorar uma casa, mesmo grande, é preciso planejar com antecedência o local que cada peça ocupará, dessa forma é possível evitar aquele arrasta-arrasta de móveis que além do transtorno causado pelo barulho, estragam o piso do imóvel.

O planejamento de decoração deve ser feito cômodo à cômodo, mas a casa como um todo deve estar em harmonia, essa é a prova de que a decoração obteve sucesso, portanto, decorar a sala com móveis antigos, o quarto no estilo japonês e encher a cozinha de móveis retorcidos (estilo moderno) está fora de questão.

Croqui:

O primeiro passo para iniciar a decoração do seu imóvel é fazer um croqui (rascunho). Numa folha sulfite reproduza o interior do cômodo e distribua seus móveis e eletrodomésticos como você deseja. Muitas vezes observamos a partir do croqui que aquela ideia genial não era tão boa assim, a vantagem é que para consertá-la basta joar o desenho fora e recomeçar a distribuir os móveis no papel de outra maneira, bem mais fácil do que ficar o dia todo arrastando objetos pesados e perceber que não valeu de nada o esforço realizado.

Otimize os espaços:

No momento de fazer o croqui não esqueça de demarcar os espaços em que os moradores da casa mais circulam, na cozinha, por exemplo, o espaço entre a geladeira, fogão e mesa deve ficar desobstruído para facilitar a circulação, já na sala o espaço entre televisão, sofá e armários deve ser liberado.

Evite encher as paredes de objetos, deixe ao menos alguns cantos livres para que o aspecto do ambiente fique mais organizado, este é o grande obstáculo na hora de mobiliar casas pequenas, qualquer objeto, móvel ou eletrodoméstico além da conta deixa uma terrível impressão de desordem.

Dicas de móveis e disposição de objetos:

Como a casa é pequena serão necessários recursos e opções que não atulhem o ambiente.

Cozinha: Prefira armários embutidos, eles já têm o espaço correto para o encaixe da geladeira e microndas, além disso ficam suspensos nas paredes, o que deixa o piso mais livre.

Prefira as mesas dobráveis, na hora as refeições ou para receber amigos ela pode ser aberta, mas após o uso ela pode ser fechada economizando bastante espaço.

Se sua cozinha for muito pequena os eletrodomésticos precisarão acompanhar esta características, prefira fogões de 4 bocas e geladeiras mais ‘magrinhas’.

Sala: A sala é o local ideal para receber visitas, se não for possível mobilhá-la com sofás de 2 e 4 lugares, utilize apenas 1 deles e aumenta a oferta de lugares com puffs e almofadas, além de práticos e pouco espaçosos, dão um charme especial ao cômodo.

A televisão pode ser presa à suportes e ficar suspensas nas paredes, juntamente com o aparelho de DVD e home theater se houver. Dê preferência à armários mais altos do que largos para ocupar menos espaço e evite o uso de mesinhas de centro, caso contrário sua sala ficará intransitável.

Quarto: Se houver televisão no quarto, o mesmo suporte usado na sala pode ser comprado também para este cômodo. O guarda-roupas não precisa ser tão grande e o espaço para guardar roupas pode ser otimizado com o acréscimo de criados mudos ou comodas. Para deixar um ambiente mais confortável, decore o quarto com cortinas e pequenos quadros, eles não ocupam espaço e embelezam o ambiente.

Se livre das tranqueiras:

Quem mora numa casa grande pode até acumular tranqueiras e velharias, mas quem mora num imóvel pequeno não pode se dar este luxo.

Livre-se dos móveis e objetos que você não usa, se estiverem em bom estado, eles podem ser vendidos ou mesmo doados, o importante é não amontoá-los nos cantos das paredes e atrás das portas.

Pintura:

Cores frias como azul, violeta e verde deixam o ambiente com uma aparência maior, caso você não queira pintar todas as paredes com essas cores, é possível pintar apenas uma delas na sala e no quarto para ‘ampliar’ sua casa. Quando for pintar, dê preferência à parede do fundo ou a duas paredes opostas para aumentar a dimensão do cômodo. Para incrementar a decoração, texturize a parede pintada e dê um toque de mestre na sua decoração.