Como Decorar um Quarto Pequeno

Como Decorar um Quarto PequenoDecorar ambientes pequenos é mais difícil, pois acabamos nos complicando na hora de posicionar os móveis, afinal não queremos desperdiçar o espaço. Pensando nisso, a seguir estão algumas dicas de decoração para você que tem um quarto pequeno e deseja economizar com a decoração.

Antes de tudo, é preciso lembrar que a principal dica em se tratando de economizar na hora de decorar é usar a criatividade. Então, vale reaproveitar móveis com técnicas de pintura e reciclarem como a pátina e a pátina provençal.

Vamos às dicas.

1. Distribua os móveis de forma linear, ou seja, ao longo das paredes, pois isso aumenta a sensação de amplitude.

2. Quando há limitação de espaço é indispensável que se tenha poucos móveis. Por isso opte por móveis versáteis. Uma única estante com nichos abertos e fechados, ocupando toda a parede, pode se muito útil, sendo utilizada como armário, apoio para TV e som, mesa de trabalho etc.

3. Os baús também são ótimos auxiliares na luta contra a falta de espaço, pois além guardarem diversas coisas, podem ser usados como banqueta, pufe ou até mesinha de apoio. São baratos e podem ser encontrados em feiras de artesanato.

4. A cama também deve ser pratica e exercer outras funções. Camas com gavetas também são uma boa solução para quartos mais compactos. Aquelas com cama auxiliar permitem que  receba visitas para dormir em sua casa.

5. O guarda-roupa costuma ser um dos maiores vilões dos quartos pequenos, por isso é outro item que merece destaque. Os cabideiros e araras podem substituir de uma forma charmosa os enormes armários. Para dar um toque de personalidade, forre os cabides com fita ou tecido da cor que preferir. Lembre-se que cabides específicos para guardar gravatas, cintos, lenços, saias e vestidos acomodam melhor os diversos tipos de acessórios e roupas, além de deixar mais espaço nas gavetas para guardar outros objetos.

6. Se você não for uma pessoa muito organizada, o melhor a fazer é descartar a sugestão 5 e optar por um armário menor, de 3 portas no máximo, com muitas gavetas e estantes.

7. Para iluminar, prefira abajures, arandelas e colunas, que proporcionam uma luz homogênea pelas laterais dos espaços. Tetos limpos de cores claras melhoram visualmente os ambientes.

8. Os espelhos estão sempre em alta e além de proporcionarem uma sensação de amplitude, eles dão um toque de sofisticação aos ambientes. No quarto, podem aparecer em detalhes , como no revestimento do criado-mudo, ou ocupar lugar de destaque, com peças soltas que vão até o chão ou que recobrem as portas dos armários.

9. Nas paredes, você pode escolher diferentes tons de uma mesma cor. Deixando duas paredes com um tom mais claro e apenas uma com um mais. Ou então, você pode abusar dos papeis de parede, a melhor opção são os de estampa listrada. Os aproveite a moda dos listrados e invista nas faixas horizontais, um bom artifício para alongar o ambiente.
Já, se o problema for pé direito baixo, escolha então listras verticais.

10. Utilize poucos enfeites para não poluir visualmente o ambiente. Um boa alternativas são os murais onde você pode colocar fotos, cartas ou cartões. Os murais podem ser facilmente pregados nas paredes, são muito práticos e trazem um ar alegre ao ambiente. Se gostar de quadros opte pelos menores, pois um quadro muito grande pode desequilibrar a proporção da decoração.