Como Decorar um Berçário

Como Decorar um BerçárioDecorar um berçário não é uma tarefa muito complicada, porém é preciso seguir algumas regras para manter os bebês seguros e confortáveis.

Neste artigo mostraremos as regras que devem ser seguidas e algumas ideias para deixar seu berçário ainda mais bonito e aconchegante.

Regras para deixar o local mais seguro

Berços: O berço deve ter proteções laterais para assegurar que o bebê não caia, as grades não podem ter vãos muito grandes para evitar o risco da criança prender a cabeça e sufocar.

As grades devem estar forradas com proteção, use sempre as peças criadas para esta finalidade.

Janelas: Nas janelas sempre deve haver proteção, tanto para que as crianças não se debrucem e caiam quanto para evitar que insetos entrem nos cômodos.

Tapetes: Evite usar tapetes de tecido ou aqueles mais peludos, a manutenção é cara e não fazê-la pode desencadear alergias respiratórias e estimular a presença de ácaros.

Prefira usar tapetes de EVA, eles são coloridos, fáceis de limpar e as crianças podem ficar sentadas sobre ele enquanto brincam.

Móveis: A mobília deve ser simples e pouca, apenas o estritamente necessário: armários com tranca ou que não possam ser abertos facilmente, prateleiras, estantes e mesas devem sempre ter os cantos emborrachados para evitar acidentes.

Tomadas e fios elétricos: Devem ficar sempre fora do alcance das crianças e cobertos com capas de proteção.

Deixando o local mais atraente

A ideia de que as crianças pequenas e os bebês devem ficar isolados, o tempo todo deitados já é ultrapassada, hoje se sabe que para o desenvolvimento cognitivo, motor e a habilidade de se socializar com outras pessoas é preciso deixar a criança mais livre, em movimento, em contato com outras crianças e podendo brincar.

Espaços: Os espaços devem ser diversificados, o local no qual as crianças dormem, deve ser resguardado, o espaço para brincar deve conter brinquedos espalhados pelo chão, caixas na qual eles deverão ser armazenados (aquelas grandes, plásticas e transparentes com fechos, são as mais indicadas).

No chão (sobre o tapete de EVA) espalhe almofadas em forma de rolo e barras nas paredes para que as crianças possam se movimentar mais facilmente.

Brinquedos: Sempre devem ser adequados para a faixa etária das crianças, dê preferência para aqueles que desafiem os pequenos, texturas e sons diferentes também atiçam a criançada.

Espelhos: São importantes para que a criança se veja e já comece a construir sua identidade, espalhe alguns pelo berçário.

Decoração

Paredes: Imagens pertencentes ao imaginário infantil podem ser usadas para enfeitar as paredes, mas evite que a decoração fique pesada devido o excesso de imagens.

Paredes coloridas ficam perfeitas no refeitório e na sala de brincadeiras, já no quarto de descanso, prefira cores mais claras e tons pastéis.

Ambiente: Os ambientes mais acolhedores são arejados, com iluminação natural, segurança e decoração atraente. Uma área ao ar livre é bem vinda também.