Como Decorar Sua Casa

Como Decorar Sua CasaA arte da decoração está presente em nosso dia-a-dia. Gostamos de nos encontrar em espaços bonitos, com cores harmoniosas e móveis bem dispostos e bem escolhidos. Mas decorar algum ambiente não é tarefa fácil. Existem profissionais da área de decoração que podem nos ajudar, mas no geral é muito caro contratar um decorador ou um designer de interiores. Ai, temos que fazer a decoração por nós mesmos.

Escolher um estilo de decoração para sua casa requer paciência e perseverança. Precisamos tonar nosso lar um lugar confortável mais ou mesmo tempo bonito, agradável visualmente. Muitas pessoas acham que pintar as paredes de uma cor e enfiar tantos móveis no recinto quanto for possível é fazer decoração.

Para decorar um ambiente é necessário compreendermos primeiro qual a utilidade desse ambiente dentro de nossa casa; se ele é de uso comum à todos, se é um lugar onde visitas geralmente entram, se haverá crianças, se será uma sala de televisão, de leitura; tudo isso deve ser analisado antes de se escolher qualquer coisa.

Depois de visto o uso do ambiente, vamos escolher as cores. Escolher as cores não é uma tarefa fácil, na verdade algumas vezes chega a ser a parte mais difícil do processo de decoração. Para te ajudar tenha em mãos uma cartela de cores e tente ir combinando algumas cores que sejam agradáveis. Cuidado para não tentar combinar cores que não possuem harmonia. Se for escolher uma cor forte para o cômodo, a outra deve ser neutra. Algo que ajuda na hora de pintar as paredes é: escolha uma única parede para a cor forte, geralmente ela é a parede mais livre e limpa. Cores como vermelho dentro da casa devem ser evitadas, elas causam desconforto visual.  Para os quartos use cores pastéis, elas trazem calma ao ambiente.

Para decorar procure escolher um estilo de móveis. Vá a lojas de móveis especializadas para ir descobrindo o estilo que melhor lhe agrada e que melhor atenda às suas necessidades. Você não precisa comprar nessas lojas, somente vá para observar os modelos.

Antes de finalizar a compra faça um esboço da sala com os móveis. Sempre tenha em mão uma fita métrica e saia medindo tudo, para que nada saia do lugar. Tente deixar espaço aberto para circulação dentro de cada ambiente.

Essas sugestões vão te ajudar a escolher um estilo para sua casa. Um estilo que é a sua cara.