Como Decorar Bolsas de Pano

Como Decorar Bolsas de PanoDecorar bolsas de pano pode ser uma ótima distração para jovens, crianças e adultos.Além de decorar conforme seu gosto e estilo terá a liberdade também de transformar uma simples bolsa de pano em um acessório todo especial para cada ocasião, como bolsas de praia, por exemplo, ou uma bolsa exclusiva para carregar os livros da faculdade. As bolsas de pano podem ser encontradas em lojas de artesanato, feiras, ou mesmo confeccionadas em casa. Uma bolsa bem decorada também pode ser um ótimo presente. Veja algumas dicas de como decorar bolsas de pano e coloque sua criatividade em prática!

1. Escolha sua bolsa. Escolha a bolsa de tecido que deseja trabalhar. Não precisa necessariamente ser uma bolsa nova, pode ser aquela bolsa antiga que está no seu armário e só precisa de uma repaginada. Lave sua bolsa antes de decora-la sem usar amaciante na lavagem. Deixe-a secar completamente.

 2. Use tinta de tecido. Você poderá decorar sua bolsa com tinta de tecido. Seja por completo ou para fazer pequenos detalhes, a tinta de tecido é um ótimo recurso para dar vida à bolsa, principalmente àquelas brancas e mais simples. Antes de começar, tenha em mente seu projeto de decoração. Você poderá traçar um desenho a mão livre com giz, que será apagado após a lavagem da bolsa pronta sem deixar manchas posteriores. Desenhe os motivos que desejar, como flores, estrelas, livros, bolas de futebol, personagens de desenho animado e etc. Papel carbono também é um bom recurso para transferir os motivos para o tecido. Você poderá pintar com pincel ou tubos de ponta fina para conseguir alguns efeitos. Deixe a tinta secar completamente antes de fazer novas aplicações.

3. Proteja a parte interna da bolsa. Se você desejar usar tinta de tecido, coloque na parte interna da bolsa um pedaço de papelão. Se o tecido for muito poroso, a tinta poderá atravessar e manchar o outro lado. É sempre bom evitar prejuízos.

 4. Apliques de feltro. Se você tiver habilidade com costura, poderá fazer seus adereços em feltro e costura-los na bolsa. A dica é costura-los diretamente sobre o tecido com linha de nylon, para não correr o risco de soltar após as lavagens e outros atritos.

 5. Apliques prontos. Há lojas de artesanato que vendem acessórios prontos para bolsas, como flores de seda, fuxicos, pingentes e cordões coloridos, ou os que você mesma saiba confeccionar. As possibilidades são inúmeras, basta fazer as combinações certas.