Como Decorar a Mesa para o Jantar de Páscoa

Como Decorar a Mesa para o Jantar de PáscoaA páscoa é uma época onde desejamos reunir as pessoas que gostamos, e oferecer um jantar para nossos amigos e familiares é algo comumente  feito nessa data. Mas, se você não tem muita experiência em recepcionar convidados em jantares, surge a dúvida de qual maneira é a melhor para criar uma arrumação que remeta ao clima dessa data. Veja, a seguir, como decorar a mesa para o jantar de páscoa e fazer muito sucesso como anfitrião.

1. Faça arranjos de flores frescas. Na páscoa, estamos em pleno início de outono, uma estação em que é possível encontrar diferentes flores desabrochando. Por isso é bastante interessante fazer arranjos na mesa utilizando flores frescas.

2. Use vasos decorativos. Uma ideia simples e que traz um toque de charme para sua decoração é pegar um vaso decorativo que você tenha em casa e colocar as flores frescas citadas anteriormente.  Se o vaso for transparente você pode arrumar os galhos de maneira que fiquem dispersos na base do vaso, coloque cenouras compridas junto, criando um efeito bastante bonito.

3. Crie um ambiente mais descontraído usando velas. Utilize velas variadas em tamanho, cores, e formatos, para dar um tom mais aconchegante ao ambiente. Você pode usar castiçais e colocar pequenos ramos e pétalas ao redor da base.

4. Composição de frutas e pétalas. Seguindo o pensamento de valorizar a estação, você pode trocar as flores por uma grande tigela decorativa no centro da mesa e preenchê-la com frutas. Para deixá-la mais delicada, coloque pétalas de flores em sua base.

5. Outra opção de arranjo floral. Em vez de usar um vaso com flores, você pode criar um arranjo um pouco diferente. Pegue um maço de lírios e os coloque sobre uma cesta. Faça a amarração das flores com fitas para dar um acabamento mais bonito.

6. Harmonia entre a toalha de mesa e os arranjos. Quando for escolher a toalha de mesa ou o caminho de mesa que utilizará, prefira tecidos lisos ou estampas bem discretas. Evite estampas que chamem mais atenção que a decoração central da mesa, afinal eles devem ser o ponto de maior visibilidade da sua mesa.

7. Não esqueça dos detalhes. Nos guardanapos use apenas argolas para prende-los. Ficará mais delicado e não competirá com os demais itens da decoração. Compre guardanapos que remetam a motivos florais.

8. Capriche na porcelana. O jogo de jantar deve estar “conversando” com os demais elementos da decoração.  Pratos com decoração outonal podem trazer muito requinte a sua mesa. Mas, se o tecido da toalha de mesa for estampado, os pratos, para entrarem em harmonia, devem ser de cores sólidas.

Dicas:

  •  Tenha certeza de que qualquer planta utilizada na decoração da mesa esteja limpa antes de colocá-la sobre a mesa ou perto dos alimentos.
  • Use sempre arranjos pequenos no centro da mesa, afinal o espaço será limitado, pois também serão alocadas as travessas, pratos e condimentos.
  • O arranjo também deve ser baixo para que não obstrua a visão entre os convidados.
  • Evite velas aromatizadas, pois elas podem interferir no aroma do jantar.