Como dar Entrada no FIES

Como dar Entrada no FIESFalta de dinheiro não é mais desculpa para adiar o ingresso na faculdade. Já ouviu falar do FIES? O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do Ministério da Educação que financia cursos de educação superior para alunos e professores em instituições particulares. Portanto, se você achava que não poderia arcar com a mensalidade, estava enganado, agora você pode. O FIES financia 50, 75 ou 100% do seu curso a juros de 3,4% ao ano e o aluno só começa a pagar as parcelas 18 meses após a conclusão do curso. Enquanto estiver cursando, o estudante só precisará pagar parcelas trimestrais, refente aos juros incidentes sobre o financiamento de até R$ 50,00 .

Sensacional, não é? Não fiquei aí parado, faça agora mesmo o seu cadastro e dê aquela guinada na sua carreira.

1. Faça o cadastro. Acesse o portal do SisFIES e preencha os campos com os dados pessoais solicitados. Não deixe de prencher nada e cuidado. Erros de digitação, informações falsas ou erradas podem invalidar a sua inscrição.

2. No cadastro do SisFIES, serão solicitadas informações as pessoas que contribuem com a renda familiar. Somente parentes de primeiro grau, madrasta e padrasto são aceitos como parte integrante da família. Prima, namorado ou o tio querido, não entram.

3. Não perca o prazo. Após finalizar o cadastro no SisFIES, o candidato tem até 10 dias corridos, a contar da data de finalização do cadastro, para ir pessoalmente ao posto de atendimento do FIES dentro de instituição de ensino com os documentos pessoais, como: RG, CPF, carteira de trabalho, holerite, comprovante de endereço de todos as pessoas que constam no cadastro do aluno.

4. Entrega dos documentos. Os documentos devem ser levados no dia da entrevista com a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) junto de uma cópia simples, que ficará na Instituição. Sem eles, não será possível concluir esta etapa da contratação.

5. Se tudo estiver de acordo, o funcionário lhe entregará o protocolo de entrega dos documentos. O prazo de resposta de até 10 dias úteis, a contar a partir da data de validação, para que você retorne ao posto e formalize a contratação do programa de financiamento. Quatro vias do contrato, com todas as informações,  devem ser assinadas pelo contratante que a partir desse momento irá ao Banco escolhido, no momento da inscrição, para assinar o contrato do financiamento.

6. Assinado o contrato, agora, as vias devem ser enviadas aos respectivos interessados: o estudante, a instituição de ensino, o banco e o FNDE. Finalizada essa etapa, tudo estará concluído e o pagamento do curso, garantido.

Para se inscrever, tirar dúvidas e obter mais informações, acesse:  http://sisfiesportal.mec.gov.br/index.html