Como Dar Banho no Leito

Como Dar Banho no LeitoDá-se o nome de banho no leito a técnica usada para fazer a higiene corporal em pacientes acamados, ou seja, aqueles que não podem se deslocar até o banheiro para se banhar.

A técnica correta para dar banho no leito consiste em determinados passos que devem proporcionar conforto, limpeza e bem estar ao paciente.

No momento do banho aproveite para observar a pele e o corpo do doente, observe características como: vermelhidão, machucados, ressecamento, marcas, manchas e feridas, não se esqueça de passar essas informações para a ficha do paciente.

É importante avisar o paciente sobre o que será feito, afinal ninguém gosta de ser pego de surpresa.

Primeiro passo – Separe os materiais necessários para banhar o paciente: toalhas limpas, luvas de banho, sabonete líquido de preferência neutro, água, duas bacias (ambas com água quente, numa será colocado o sabonete e na outra apenas água limpa), fralda (se necessário), roupa limpa, comadre e papagaio (para que o paciente faça suas necessidades).

Segundo passo – O banho deve ser feito na direção encéfalo-podálico, ou seja, da cabeça até os pés. Tire a roupa do paciente não totalmente, descubra-o aos poucos para não expô-lo de uma vez.

Terceiro passo – Molhe a luva na água limpa e passe no rosto do meio dos olhos para fora, molhe as luvas na água com sabonete e passe para os braços (entre os dedos, nas mãos, nos antebraços até as axilas), enxágue em seguida com água limpa e seque-o para evitar que ele fique com frio.

Quarto passo – Em seguida molhe a luva na água com sabonete novamente e faça a higienização do tórax e abdome, enxágue e seque.

Quinto passo – Passe para a limpeza dos membros inferiores, comece pelos pés e vá subindo até as coxas, sempre na mesma ordem: água com sabonete, depois água limpa e seque.

Sexto passo – Troque a água e se certifique que o corpo do paciente está totalmente sem sabonete. Cubra-o com o lençol e exponha apenas o órgão genital. Coloque sob o paciente a comadre aquecida no chuveiro ou uma fralda descartável e com ajuda da luva de banho derrame água limpa sobre a púbis, em seguida use a luva com sabonete e passe em toda a região genital com cuidado, evitando a uretra.

Enxágue a região com água limpa despejando pequenas quantidades do líquido sobre a região. Seque muito bem para evitar assaduras e UPPs.

Sétimo passo – Lateralize o paciente com cuidado e com o auxílio da luva com sabonete esfregue as costas delicadamente com movimentos circulares para ativar a circulação sanguínea.

Em seguida enxágue com a luva molhada em água limpa e seque bem.

Aproveite este momento para trocar lençóis e fronhas.

Oitavo passo – Passe creme hidratante nas costas do paciente com movimentos circulares, repita este procedimento na parte frontal do corpo, o hidratante é importante para evitar ressecamentos, rachaduras e feridas.

Vista-o e certifique-se de que ele está confortável, cubra-o e retire os utensílios usados deixando-o descansar.

Este artigo foi escrito com a colaboração da Auxiliar de Enfermagem Norma Soares.