Como Dar Banho Em Um Coelho

Como Dar Banho Em Um CoelhoEm geral, os coelhos de estimação não precisam de banhos. Pode ser necessário dar banho no seu coelho quando ele fica excessivamente sujo, ou se a sujeira for urina, fezes, ou outro corpo estranho. O objetivo é dar banho no seu coelho de uma forma rápida e gentil. Você também deve dar banho em seu coelho para se livrar dos pelos soltos. Este artigo lhe ensinará a melhor maneira de banhar seu bichinho de estimação.

1. Reúna os materiais. Pegue toalhas (incluindo uma toalha de mão, especificamente), shampoo específico para coelhos (não usar shampoo ou sabão humano).

2. Coloque uma toalha no fundo de uma bacia ou da banheira que você vai dar banho em seu bichinho (A toalha no fundo da banheira serve para coelho ficar de pé se o fundo da bacia ou banheira for escorregadio). Encha essa banheira ou bacia com cerca de 3 a 5 cm de profundidade, com água morna.

3. Transporte com segurança o coelho e então o coloque na banheira. Certifique-se de que ele está calmo.

4. Com as mãos, trabalhar nas áreas necessárias. Evite a imersão da cabeça ou jogar água nas orelhas, olhos e nariz do coelho. (Para lavar a cabeça e o rosto delicadamente esfregue apenas com uma toalha úmida) Se o coelho entra em pânico e tenta subir, tente enrolá-lo na toalha de mão. Tenha o cuidado de manter a cabeça fora da água.

5. Se somente com a água não for impossível limpar o coelho, ensaboe uma pequena quantidade de shampoo de coelho em seu bicho. O shampoo pode ser encontrado em lojas de suprimentos na seção de animais de pequenos ou em Pet shops, não use sabão humano, que provoca ressecamento da pele e pelagem. Certifique-se usar um shampoo feitos especificamente para coelhos, pois o PH de uma pele de coelhos é muito diferente do que a de uma pessoa ou de qualquer outro animal.

6. Se for usado sabão, abrir a torneira e colocá-lo em água corrente, da mesma temperatura, e deixar essa água cair sobre o coelho, se o seu coelho estiver assustado com o barulho da água que vem da torneira, tente encher um copo ou frasco grande com água morna para enxaguá-lo.

7. Quando terminar, coloque o seu coelho em uma toalha e seque ele. Tenha certeza de que o seu coelho está completamente seco antes de devolvê-lo a uma gaiola ou ao ar livre. Enquanto eles estiverem molhados não tente colocá-los em um lugar com ventilação ou frio até que eles estejam praticamente secos.

Durante o banho converse com o seu coelho com uma voz calma para poder tranquilizar ele. Se o seu coelho está doente, não se esqueça de manter ele quente após o banho, ou prefira não banhá-lo neste momento. Não dê banho em seu coelho, a não ser que seja 100% preciso. Coelhos limpar-se sozinhos, por isso o banho não deve ser feito se não necessário. Seque-o muito bem. Coelhos odeiam banho, por isso você pode precisar segurar o coelho para mantê-lo calmo, mas cuidado para não machucar o bichinho.