Como Dar Baixa Em Sua Empresa

Como Dar Baixa Em Sua EmpresaAbrir o próprio negócio virou o sonho de muitas pessoas, que sempre quiserem manter ruma vida financeira independente. Algumas vezes esse sonho dá certo, mas infelizmente outras vezes não. Por diversos motivos, como por exemplo, a falta de um planejamento correto, pode acarretar na falência de uma empresa, fazendo assim com que ela tenha que fechar as portas, ou até mesmo quando o empreendedor percebe que ser o próprio chefe não era aquela maravilha toda que ele imaginava. E por esses e outros motivos, nós vamos te dar algumas dicas de como dar baixa em uma empresa.

1. Consulte o seu contador. Um dos passos que deverá tomar na hora de dar baixa na sua empresa será consultar o contador da sua empresa, pois ele te dará as orientações necessárias a respeito dos procedimentos burocráticos para o fechamento da empresa.

2. Procedimentos burocráticos. Ao contrario do que muita gente pensa fechar uma empresa pode se ainda mais complicado do que abrir uma. Mas não é impossível, e seguindo corretamente todas as orientações e exigências previstas em lei você não terá dores de cabeça posteriores. Os procedimentos para dar baixa na empresa são os procedimentos legais, contábeis e tributários. Dar baixa oficialmente na sua empresa pode parecer dar um certo trabalho , mas é a solução mais apropriada. O fechamento não oficial pode acarretar em diversas dividas por impostos e taxas. Esses procedimentos burocráticos para dar baixa em sua empresa também dependeram do tipo de empresa que você possui, e principalmente do seu porte.

3. Vá a um posto da Receita Federal. Ir a um posto da Receita Federal é um dos primeiros procedimentos recomendados a serem feitos na hora de dar baixa em uma empresa. No posto da Receita Federal você deverá solicitar a situação do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) da sua empresa. Através dessa solicitação você poderá ter acesso a diversas informações sobre a sua empresa e verificar as possíveis irregularidades, que deveram ser acertadas, para assim iniciar os outros procedimentos para dar baixa na sua empresa. Vários outros procedimentos legais deverão ser feitos, como o cancelamento da inscrição da sua empresa no órgão responsável da Prefeitura do Município, cancelamento da inscrição Estadual, e outros procedimentos no qual você será orientado pelo seu contador ou advogado, e também consultando os sites dos órgãos responsáveis por esses procedimentos para obter mais informações.