Como Dar Aulas Particulares

Como Dar Aulas ParticularesO serviço de dar aulas particulares é bem antigo, mas ainda hoje é bastante procurado pelos pais que buscam o serviço para seus filhos que estão no ensino Fundamental ou Médio. Veja nesse artigo, como montar uma empresa de aulas particulares e aproveite para começar a lucrar. Muitas pessoas abrem seu próprio negócio dentro de suas casas começando a lecionar para crianças e jovens, ajudando-os a obterem o conhecimento necessário nas aulas extracurriculares, curriculares e até de línguas estrangeiras. Trabalhar como freelancer é uma opção que pode ser rentável, mas é mais provável que um empreendimento formalizado se torne muito mais lucrativo, pois possui mais estrutura e organização para receber os alunos.

1. Aulas particulares – Formalização. Formalizando o seu negócio, o empreendedor pode investir numa equipe para trabalhar junto com ele lecionando para os alunos ou manter-se sozinho na promoção de ideias e estratégias para começar a lucrar. O empreendedor individual é aquele que recebe até no máximo R$36.000 reais por ano, trabalhando por conta própria e sem ter participação em outras empresas. Além disso, precisa de um empregado que seja devidamente contratado e receba salário mínimo ou previsto para a sua função. Configura-se como um pequeno empresário e é geralmente o primeiro passo de muitas empresas que depois expandem seus negócios, ampliando instalações e até abrindo filiais.

2. Divulgação das aulas particulares. O empresário que quer abrir um negócio de aulas particulares deve ter em vista uma forma de divulgação que aumente a procura no setor. E nessa hora, a Internet pode ser aliada, mostrando anúncios nos principais sites de pesquisas escolares. Além disso, a divulgação boca a boca é ainda mais frequente quando estamos falando de um público específico que recebe os serviços de um contratante. Placas e panfletos podem ser empregados em lugares estratégicos que sejam vistos pelo público-alvo, ou seja, perto de escolas e cursos.

3. Investimento inicial para aulas particulares. Para dar aulas particulares, o valor necessário para começar o negócio varia, dependendo da estrutura do empreendimento. Se for trabalhar em casa, o ideal é que o empresário freelancer tenha um escritório ou um espaço reservado para isso com um pequeno quadro, além de mesa e cadeira. Já para quem quer investir em uma estrutura maior para atender mais alunos, é indispensável ter uma certa quantidade de carteiras para os alunos se acomodarem, um ambiente espaçoso, bebedouro, banheiro disponível, um professor habilitado para lecionar e um bom sistema de refrigeração e segurança.

4. Serviços oferecidos ao consumidor nas aulas particulares. Os serviços que a empresa de aulas particulares oferece partem da informação e explicação do conteúdo ministrado em sala de aula pelos professores de diversas disciplinas em cursos ou escolas de Ensino Médio e Fundamental. Há ainda aulas particulares de reforço para cursos de idiomas e até para quem quer passar em concursos públicos.

5. Agregação de valor as aulas particulares. O valor das aulas particulares vai variar muito a partir de vários aspectos como localização, concorrência, investimentos e serviços. Um local muito bem valorizado na cidade tem altos custos para o empreendedor, então isto vai refletir na agregação de valor dos alunos. É importante que o preço seja também atrativo e esteja na média das empresas de aulas particulares da região.

6. Perfil do empreendedor de aulas particulares. O empreendedor deve ser a pessoa apta a corrigir os problemas que possam acontecer com os alunos e ajudá-los a compreender melhor os assuntos nos quais têm dificuldades. Cada vez mais, os alunos precisam ser acompanhados para garantirem boas notas e, consequentemente, um bom resultado para o novo empreendimento. A atenção e o investimento são características básicas para o sucesso de todo investidor, que geralmente tem afinidade com a área e já traça metas para melhorias e expansões.

7. Relacionamento com o cliente. O relacionamento com os clientes pode ser otimizado a partir da criação de vínculos do empreendedor com as redes sociais, principalmente na área das aulas particulares. Além disso, a disponibilidade para conversar com os pais de alunos e tirar dúvidas garantem maior confiança e um bom relacionamento.