Como Curar Tornozelos Inchados

Como Curar Tornozelos Inchados

Tornozelos inchados certamente incomoda muito, mas se livrar deles pode ser uma tarefa difícil. A primeira coisa a fazer é descobrir sua causa, e então você saberá o que fazer. As razões mais comuns estão listadas aqui, juntamente com as maneiras de como curar tornozelos inchados.

A retenção de água ocorre na gravidez ou durante o ciclo menstrual, bem como resultado de várias horas na posição sentada ou deitada. A retenção de água pode retardar a sua circulação sanguínea e fazer com que os tornozelos inchem de tal forma que parecem formar um todo junto com a canela. Se este for o seu caso, siga os próximos passos:

  • Evite consumir muito sal, porque os níveis de sódio afeta a retenção de água em seu corpo, isto é, quanto mais sal que você consome mais água o seu corpo irá reter.
  • Reduza o consumo de álcool e cafeína, pois eles afetam diretamente a retenção de água.
  • Seja mais ativo. Atividade físicas provocam uma melhor circulação e movimento de fluidos através de seu corpo. Qualquer tipo de atividade física ajuda, mas a natação é a melhor, já que a pressão da água fará maravilhas, não apenas para o inchaço nos tornozelos, mas também para a sua saúde em geral. Trinta minutos todos os dias deve ser suficiente. Se você não nadar, você pode andar de bicicleta, correr ou caminhar por pelo menos trinta minutos por dia, a fim de aumentar a circulação.
  • Consuma bastante vitaminas e minerais através de frutas e verduras, e evite alimentos ricos em calorias, gordura e açúcar. Vegetais de folhas verdes e cereais integrais são especialmente aconselháveis, pois eles estão cheios de fibras, que ajudam a retardar a sua digestão.

Outra causa comum é o excesso de peso, neste caso a primeira coisa que você deve fazer para curar tornozelos inchados é, naturalmente, perder peso. Você deve consultar um médico para determinar a dieta mais adequada e equilibrada para você.

Mesmo que você não não seja obeso, você pode ter tornozelos inchados. A razão pode ser a falta de músculo na perna, caso em que o exercício poderia ajudar. Por exemplo, exercitar a panturrilha dia sim dia não pode ser uma boa ideia.

Se você quer resultados rápidos, você pode tentar disfarçar o inchaço nos tornozelos usando alguns truques simples. Primeiro de tudo, você pode escondê-los completamente vestindo saias ou calças de compridas. Ou melhor ainda, calçar botas que cobrem seus tornozelos inchados, existem modelos para o verão também. Desta forma, você será capaz de usar saias curtas e mostrar as pernas. Certifique-se de não usar calçados com tiras ao redor do tornozelo.

Se depois de tudo nada funcionar para você e o inchaço nos tornozelos realmente incomodá-lo, a solução final é consultar um médico e fazer exames para saber a causa real do inchaço. Pode ser um problema da tireoide, chamado hipotireoidismo. Neste caso um tratamento médico é indispensável!

Quaisquer que sejam as causas, basta ter paciência e você verá os resultados ao longo do tempo, com certeza. Você não terá que esconder as pernas em meias, botas e saias longas, e você ficará feliz em mostrar as pernas.