Como Curar Terçol

Como Curar TerçolO terçol assemelha-se a uma espinha e, geralmente, drena espontaneamente com compressas mornas. A compressa ajuda a dilatar as glândulas e a expelir o pus. Ele também recomenda a alternância de compressas mornas e geladas para diminuir o inchaço e a vermelhidão do rosto ou da região do olho atingido. Quando o terçol não drena dentro de uma ou duas semanas é preciso intervenção cirúrgica. Nesse caso o terçol endurece e se transforma no que chamamos de calázio. Quando isso ocorre é preciso fazer uma pequena cirurgia para remover o conteúdo.

Segundo os médicos o hordéolo, popularmente conhecido como terçol, pode ser causado por excesso de secreção produzida pelas glândulas da pálpebra e por bactérias existentes na pele. Maquiagem nos olhos, sem a limpeza adequada, também podem ser responsáveis pelo surgimento do terçol.

Para tratar o terçol é muito simples, os édicos recomendam compressas mornas de água para drenar o terçol. Ainda assim existem algumas dicas caseiras que podem resolver o problema, confira:

1. Mantenha a pálpebra limpa. Umedeça um cotonete com uma medida de xampu para bebês diluído em uma medida igual de água. Passe pelas bordas da pálpebra e enxágue com bastante água, antes de abrir o olho.

2. Com o olho fechado, aplique compressas mornas durante cinco a dez minutos, três ou quatro vezes por dia. O hábito popular de esfregar um anel de ouro e colocá-lo no tersol é uma forma de aplicar calor local.

3. Não use maquiagem de outras pessoas nem empreste a sua.

4. Remova sempre a maquiagem antes de dormir usando produtos não oleosos.

4. Lave bem as mãos antes de tocar os olhos. Para ajudar na limpeza, use uma escovinha de unhas.

Lembre-se de  consultar o médico se:

  •  a pele da pálpebra em volta do tersol ficar vermelha e quente
  • o você sentir muita dor e seu olho lacrimejar
  • o você tiver problemas de visão