Como Curar Diarreia em Cachorros

Como Curar Diarreia em Cachorros

Os donos de cachorros estão sempre reclamando do fato de seus cães terem ataque de diarreia. Evacuação de fezes aquosas, juntamente com frequência anormal, são alguns dos sinais da diarreia os quais você precisa estar atento em seus animais de estimação.

A diarreia que se origina a partir dos intestinos grosso e delgado é chamada de colite. Diarreia canina aguda, dura, geralmente, menos de 2 dias e se origina no intestino delgado. Não se desespere se você vê um pouco de sangue nas fezes, pois não é incomum. Durante este tempo o seu cão pode perder o apetite, e as fezes podem apresentar uma cor marrom ou avermelhada.

Diarreia em cães pode ser causada por muitos fatores – parasitas, bactérias, a água, vírus, ou uma mudança na dieta. Comer comida estragada de latas de lixo é também uma maneira de desenvolver a doença.

Se acontecer de você notar que o seu cão tem uma diarreia seguida por uma evacuação normal, os parasitas são provavelmente os culpados. Neste caso, você precisa descobrir qual parasita está causando o problema. Consulte seu veterinário e peça por um exame de fezes do seu cão. Isso vai lhe dizer se a diarreia é causada por vermes, e em caso afirmativo, que tipo de verme.

Como filhotes ficam mais severamente afetados pela doença, diarreia em filhotes pode facilmente tornar-se fatal se não for tratada em tempo. Se você notar qualquer sinal de diarreia, certifique-se procurar a ajuda de seu veterinário imediatamente. Perda de fezes aquosas pode causar desidratação em filhotes em pouco quanto dias.

Aqui estão as perguntas mais comuns que o seu veterinário provavelmente irá fazer para curar diarreia do cão:

Você está dando leite para o seu cão? Ele tem comido qualquer lixo ou mesmo um animal morto? Seu cão foi vermifugado recentemente, e teve as fezes controlada pelo veterinário? Quanto tempo tem que este problema está acontecendo?

Ao fazer um exame de saúde completo no seu cão, o veterinário irá determinar se ele esta com um grave problema de saúde ou se é algo de menos risco de vida. Diarreia aguda de cachorros pode ser curada, normalmente, em alguns dias, quando sob os cuidados de seu veterinário.

Em alguns casos extremos, você terá que suspender a alimentação por alguns dias e fornecer uma amostra de fezes para ajudar a diagnosticar o problema. Deverá, evidentemente, dar água para o seu cão durante este tempo, a fim de evitar a desidratação.

Depois de ter seu cão examinado por um veterinário, você provavelmente poderá alimentar seu cão de três a seis pequenas refeições por dia. Além disso, uma dieta altamente digestível será recomendada, como frango e ovos, arroz, queijo fresco, etc. Você deve ficar longe de dietas que incluem leite, açúcar e cereais.

Seguir as instruções do seu veterinário, é a chave para curar a diarreia do cão e ter o seu animal de estimação de volta em ótima forma.