Como Cultivar Lírios

Como Cultivar LíriosOs lírios são flores belas e coloridas, na realidade há mais de 100 espécies de flores que são conhecidas por esta alcunha, como o lírio amarelo ou do dia, o Aloe vera (babosa), o lírio dos vales, a tulipa e também o lírio da paz.

Oriundos da América do norte, Ásia e Europa, os lírios já foram usados até mesmo na culinária chinesa e são citados até mesmo na Bíblia, isso prova o quão tradicionais e antigas são essas plantas.

O cultivo do lírio é muito popular devido a facilidade do plantio e as belas flores que enfeitam nossas casas e eventos como casamentos, formaturas e outros.

Neste artigo vamos mostrar como cultivar estas belas e delicadas flores em casa.

Plantio

O lírio deve ser plantado em solo fértil e bem drenado, prefira comprar as mudas ao invés das sementes caso você queira iniciar seu plantio num vaso, o método é bem simples:

1. Coloque no fundo de um vaso tipo jardineira (com boa profundidade) pedras ou argila expandida e cubra tudo com areia, este processo garante que a água será bem drenada.

2. Misture à terra adubada, húmus de minhoca ou outro adubo orgânico na proporção de 2/3 de terra para 1/3 de adubo.

3. Coloque no vaso apenas até a metade e retire o saco plástico que envolve a muda cuidadosamente, não quebre o torrão que envolve a muda.

Coloque a muda com o torrão na terra e envolva-a com mais terra até que apenas as folhas fiquem para fora.

Cuidados

O lírio é uma planta que não gosta muito de sol, o melhor é deixá-lo na sombra apenas com uma luz indireta.

Em épocas secas e quentes regue o lírio de 2 a 3 vezes por semana, já em períodos mais amenos, regue apenas uma vez por semana, o lírio não pode ficar com a terra encharcada caso contrário o bulbo apodrece facilmente.