Como Cuidar de Tatuagens

Como Cuidar de TatuagensAntigamente, tatuagem era coisa de pessoas consideradas de má índole, mas hoje é muito comum ver jovens, até mesmo menores de idade, com uma, duas tatoos. Existem tatoos grandes, pequenas, coloriadas, preto e branco, em lugares inusitados, mas a verdade é que atualmente 5 entre 10 pessoas são tatuadas.

Com tanta gente tatuada, nunca é demais alertar e orientar sobre os cuidados que se deve tomar após fazer uma tatuagem. Por isso, abaixo estão algumas dicas.

1. A maioria dos tatuadores, depois de feita, envolve o local da tatoo com plástico PVC  (Aquele que sua mãe, provavelmente, tem na cozinha de casa), isso para não deixá-la exposta, já que é uma “ferida aberta”, e vede ser usado nos primeiros 3 dias, porém a deixe descoberta dentro de casa, para facilitar sua respiração e a cicatrização,e, de forma alguma coce a tatuagem, morde o travesseiro bata na parede, mas não coce!!

2. A pomada indicada é Bepantol, pomada para assadura de neném, e deve ser usada nos primeiros 15 dias, porém, na primeira semana ela deve ser usada três vezes ao dia(O custo da pomada não passa dos R$10,00). Caso haja inchaço no local da tatoo use um antiinflamatório.

3. Não a deixe exposta ao sol durante três meses, e lembre-se de usar protetor solar depois de cicatrizada, para não desbotar.

4. Não há dúvidas de que fazer uma tatuagem é uma grande responsabilidade, por isso a pessoa precisa tomar cuidado até que a cicatrização seja feita por completo. O tatuador normalmente passa as orientações após a primeira sessão e receita uma pomada que atua na pele tanto para cicatrizar como para refrescar a região tatuada.

5. Além de seguir as recomendações do tatuador, também é importante se informar sobre a credibilidade do mesmo para realizar o trabalho. As tintas usadas precisam ser apropriadas e não podem ser dissolvidas em água, porque isso resulta no desaparecimento da tattoo com o tempo.

6. Nos primeiros dias depois de tatuar, evite sufocar a região e use apenas sabonete neutro na hora de tomar banho para evitar possíveis irritações.

7. As piscinas, praias e saúdas são proibidas nas primeiras semanas depois de fazer a tatuagem, afinal à pele está muito sensível e o desenho também pode ser prejudicado com esse tipo de exposição. Em alguns casos, a cicatrização da tattoo resulta em comichões, por isso é importante ficar atento as manifestações da pele.

8. Logo nos primeiros sinais de infecção, é necessário procurar um médico para diagnosticar qual o problema. Mesmo depois de cicatrizada, a tatuagem não pode ficar vulnerável aos raios ultravioletas, ela necessita sempre de uma camada de protetor solar para não ser afetada.

9. O uso de filtro solar também será responsável por evitar o esmorecimento da tatuagem, ou seja, o efeito desbotado que resulta da intensa exposição ao sol.