Como Criar uma Logomarca Grátis

Como Criar uma Logomarca GrátisA logomarca, ou logotipo, é uma maneira peculiar de representar uma marca por meio de um recurso gráfico. A logomarca pode ser acompanhada pelo nome da empresa, por uma cor de fundo e outros elementos que podem compô-la, porém em alguns casos a logomarca fica tão popularizada que apenas ela consegue representar a empresa, é o caso do M do Mc Donalds ou do risco branco e sinuoso que sublinha o nome da marca Coca-Cola.

Num mundo visual em que vivemos hoje é muito mais fácil e frutífero identificar sua empresa com um símbolo do que fazer os consumidores lembrarem de um nome, porém algumas empresas conseguiram fazer isso personalizando as letras que compõe o nome da marca de maneira que elas próprias são uma logomarca, basta lembrarmos de novo da Coca-Cola com suas letras arredondadas, brancas e sinuosas que por si só dão ao mesmo tempo nome e desenho.

As agências de publicidade e de design para empresas e produtos têm profissionais especializados em criação de logomarcas, porém este serviço é pago e não é muito barato. Se você deseja criar uma logomarca gratuitamente só há uma maneira, fazendo você mesmo.

Existem na internet sites e programas que te ajudam a criar logomarcas, porém eles são muito simplistas e podem não corresponder às suas expectativas. A melhor maneira de criar sua logomarca é relacionando dados sobre sua empresa e usando a criatividade.

Passo 1 – Pense em elementos que compõe as características visuais da sua empresa, como por exemplo as cores da empresa e imagens que representem seu ramos de atuação. Isso é importante, pois, para que haja correspondência e reconhecimento visual da sua empresa através da logomarca, essas cores e símbolos devem estar presentes em tudo que será produzido e lançado pela empresa: cartões de visitas, banners, embalagem de produtos, rótulos, anúncios impressos, layout de sites e etc. Usando novamente o exemplo da Coca-Cola, perceba que suas cores principais são vermelho e branco, em todas as embalagens, comerciais e anúncios estas cores estão fortemente presentes e são elas que nos ajudam a relacionar o anúncio e logo à empresa.

Passo 2 – Após escolher os dados mais relevantes para criar a identidade visual da logomarca, é o momento de fazer testes. Se você vai usar o nome + imagem, monte estes dois elementos de diferentes formas e mostre para outras pessoas qual delas é mais agradável visualmente (sua opinião também conta). Faça experiências variadas: imagem de fundo e nome à frente, imagem à esquerda e nome à direita, imagem em primeiro plano e nome em baixo, etc. Caso você opte somente pelo nome, sem usar nenhuma imagem, teste diferentes tipos de letras e desenhe-as num papel.

Passo 3 – Digitalize a logomarca que você escolheu e acrescente os elementos que você achar pertinentes, como sombra, fundo, transparência, etc.

Softwares como Illustrator ou CorewDraw podem ajudar muito nesta hora, caso você não saiba mexer nestes programas peça ajuda a alguém que saiba ou faça um curso na área para aprender a lidar com eles. Para começar baixe e instale o programa e comece a fuçar, você verá quantas coisas fantásticas estes softwares são capazes de criar.

Além de ajudar a criar a logomarca, estes softwares serão usados para personalizar e criar os materiais que irão carregar a sua logo e dessa forma dar a sua empresa identidade visual.