Como Criar um Solo de Guitarra

Como Criar um Solo de GuitarraA guitarra é talvez hoje o instrumento mais popular do mundo, podendo ser encontrado tanto numa banda de rock norte-americana, como adolescentes no norte da Índia e da Austrália, ou seja, é instrumento de difusão em massa exportada pela cultural norte-americana e britânica como símbolo de rebeldia e liberdade de expressão. A guitarra ficou marcada por lendários guitarristas como Jimi Hendrix, Jimmy Page, Eric Clapton entre outros, que todos em sua essência, sabiam criar solos incríveis. Nesse post você vai ver algumas dicas de como criar um solo de guitarra.

1. Ouça outros guitarristas. O primeiro passo para criar um solo é antes de mais nada criar uma identidade na guitarra. Ouça bastante, comece pelos ícones do instrumento como os mencionados na introdução acima. Depois ouça os diferentes gêneros e seus guitarristas como Joe Pass, lendário guitarrista de jazz norte-americano, Van Halen, por sua inovação na maneira de tocar guitarra, Ernst Ranglim, guitarrista renomado jamaicano.

2. Ouça diferentes gêneros. Embora seja a guitarra um instrumento associado a cultura do rock, um músico completo precisa ouvir e se adaptar aos diferentes gêneros existentes no mercado. Portanto ouça outras referencias musicais de diferentes estilos do blues ao carimbo.

3. Toque solos de outros artistas. Um passo importante antes de criar solos, é você tocar solos de outros artistas. Baixe partituras ou tablaturas. Análise estética e criticamente o conteúdo dos linhas de solos de diferentes compositores.

4. Exprima sentimento. Uma dos grandes debates no mundo da música é sobre a contraposição entre sentimento e técnica. Os grandes solos da música mundial eram musicalmente simples em suas formas melódicas, como por exemplo o solo de George Harrison em Something dos Beatles, e dos solos de três notas do mestre B.B. King, são exemplos de como a simplicidade pode ser musicalmente bonita. Até mesmo o maior ícone do instrumento, Jimi Hendrix utilizava apenas escalas pentatônicas, típicas do blues.