Como Criar um Porquinho da Índia

Como Criar um Porquinho da ÍndiaHamsters são perfeitos para serem os primeiros animais de estimação para as crianças, pois eles são amáveis, pequenos, e o melhor de tudo, eles são fáceis e baratos de se manter. Com a devida atenção e cuidado, hamsters podem viver até cinco anos.

1. Encontre o hamster certo para comprar. Um hamster ideal deve ter entre 4 e 7 semanas de idade; hamsters são mais fáceis de domesticar enquanto são jovens. Existem dois tipos de hamster: o hamster dourado e o hamster siberiano ou anão. O hamster dourado está disponível numa variedade de cores e variações de pele, enquanto que o hamster anão vem em apenas algumas cores. No entanto, a grande diferença entre os dois é que o hamster anão não é bem domesticado, enquanto hamsters dourados são tranquilos, e se tornam animais de estimação confiáveis.

2. Quando você levar para casa o seu hamster e seus suprimentos, coloque a gaiola em um local longe de correntes de ar e da luz solar direta. Escolha um local da casa onde você visite com freqüência o seu hamster.

3. Cubra o chão da gaiola com uma camada de 6 cm de serragem. Aparas de madeira de pinho são as melhores, porque elas são absorventes e não tóxicos. Você pode comprar serragem facilmente em qualquer loja de suprimentos para animais de estimação.

4. Mantenha sempre cheia o reservatório com água limpa que fica ligado à gaiola, em uma altura em que o bico possa ser acessado pelo hamster, mas que não toque na serragem, pois se ficar molhada pode apodrecer e causar doenças do bichinho. Lave e abasteça a água diariamente.

5. Forneça diferentes brinquedos de mastigar. Hamsters amam os tubos de papelão encontrados no interior dos rolos de papel higiênico e toalhas de papel. Anexe-o na gaiola para que ele possa mastiga o rolo.

6. Faça uma caixa para o seu hamster dormir. Corte uma porta de 6 cm em uma pequena caixa de papelão, fechada. Coloque a caixa em um canto da gaiola. O hamster vai encher a caixa com serragem e pedaços de papelão dos tubos de papel higiênico mastigados, e vai usar a caixa como um quarto. Ele não vai urinar na caixa, de modo que você pode usá-la por vários meses antes de substituí-la.

7. Alimente o seu hamster com uma mistura comercialmente preparado de comida para hamster, uma ou duas vezes por dia. Forneça uma pequena quantidade de frutas e vegetais frescos durante todo o ano. Quando você introduzir novos alimentos, inicialmente coloque pequenas porções para que seu sistema pode se acostumar a eles.

8. Exercite o seu hamster, colocando uma roda de exercício em sua jaula. Deixe ele fazer exercícios fora de sua gaiola também, dentro de uma bola de hamster especialmente concebida de plástico, disponível em lojas de animais. Feche as portas do seu quarto, tire-o de sua jaula, e deixe-o correr na bola de hamster.

9. Lave a gaiola do seu hamster, pelo menos uma vez por semana. Retire o hamster e o coloque em um lugar seguro e mergulhe a gaiola em água que tenha algumas gotas de desinfetante doméstico adicionados a ela. Limpe todos os detritos, seque o interior e adicione serragem limpa antes de colocar o hamster de volta na gaiola.

10. Remova todas as frutas e vegetais não consumidos depois de dois dias. Os alimentos frescos podem se transformar em mofo e fazer o seu hamster ficar doente.

11. Não dê banho no seu hamster. Hamsters se limpam sozinhos. Se você acha que o seu hamster cheira mal, o odor é provavelmente vindo da serragem suja. Limpe a gaiola de hamster com mais freqüência.

12. Leve o seu hamster com você ou quando encontrar alguém para cuidar dele, se você está saindo de férias por mais de três dias.

Dicas:

  • Escolha um hamster jovem não só porque são mais fofos, mas para a sociabilidade. Escolha um hamster que relaxa em sua mão.
  • Hamsters são ativos à noite. O melhor momento para limpar a gaiola ou exercitar o seu hamster é à noite ou de manhã, em vez de ao meio-dia quando os hamsters preferem descansar sem serem perturbados.
  •  Domestique o seu hamster jovem para diminuir o custo diário de tempo e paciência, dê guloseimas sempre que ele estiver tendo um comportamento calmo.
  • Crianças a partir dos três podem ser proprietários de hamsters, mas devem ser supervisionados de perto ao manusear e ter um adulto para ajudar com a limpeza e cuidado.
  • Quando você coloca o seu hamster em uma bola de plástico para fazer exercícios, manter a bola longe de escadas. Um baixo queda pode resultar em ferimentos graves.
  •  Não ceda à tentação de comprar dois hamsters a obriga-los a viver juntos – mesmo que sejam irmãos, pois eles vão se reproduzir imediatamente (e você terá 20 hamsters) ou lutar, muitas vezes até a morte.
  • Consulte um veterinário imediatamente se o seu hamster precisa de cuidados médicos, um hamster doente pode morrer rapidamente.