Como Criar um Pé de Acerola

Como Criar um Pé de AcerolaA cultura brasileira é repleta de árvores e frutos tipicamente identificados como frutas locais. Podemos destacar o cupuaçu, a acerola, a fruta-pão, a jaca entre outros. Cientificamente sabemos que todas essas frutas possuem suas propriedades nutricionais, entretanto nenhuma delas possuía mais concentração de vitamina C quanto a acerola, presente em muitos lares brasileiros. Nesse post você vai ver algumas dicas de como criar um pé de acerola em casa.

1. Prepare o terreno. Para a criação de pé de acerola não é preciso um espaço físico muito grande, embora haja sim a necessidade de um pedaço de terra úmida. De preferência de terra preta. Caso o seu quintal seja coberto por calçamento ou cimento, você precisará quebrar o concreto e reservar um espaço físico para colocar as sementes e para que elas cresçam em condições de se desenvolverem.

2. Escolhendo as sementes. As sementes da acerola tipicamente brasileira, podem ser adquirida em feiras verdes, embora a maneira mais comum de adquirir a semente seja através da aquisição informal em quintais de amigos e parentes que já possuem o pé. Ou comprando a fruta em mercados e conservando as sementes depois de consumi-las.

3. Plantando as sementes. Não há mistério: cave um pouco a terra e insira as sementes. Regue a semente pelo menos duas vezes ao dia. Você criara uma mudinha. Cuide dessa mudinha durante as primeiras semanas utilizando apenas água. Lembre-se que a quantidade de água não pode ser muito grande para não matar a raiz.

4. Isole os pés de acerola de outras árvores frutíferas. Embora dêem bastante frutos, os pés de acelora não costumam se adaptar a outras árvores por perto.

5. Tempo médio. Um pé de acerola leve em média de um ano a um ano e meio para começar a frutificar. Espere a acerola adquirir uma coloração avermelhada para colhe-la. Depois de colhida e lavada, a fruta está pronta para ser consumida em frutas, polpas, sorvetes, doces e afins.