Como Criar um CNPJ

Como Criar um CNPJO CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) é o registro legal que identifica a pessoa jurídica por meio de uma única sequência numérica junto à Receita Federal, órgão constituinte do Ministério da Fazenda.

Ao acessar o CNPJ de uma empresa é possível identificá-la pois dados como data de abertura, nome da empresa, título ou nome fantasia (se houver), código ou descrição da atividade econômica principal (o CNAI), código e descrição de atividades secundárias (se houver), código e descrição da natureza jurídica, endereço e situação cadastral estão contidos no registro.

O CNPJ é formado por uma sequência de 14 números, dos quais os 8 primeiros identificam a empresa e os demais identificam a unidade de atuação da empresa.

Como registrar um CNPJ?

Leve os documentos necessários às unidades cadastradoras, são elas:

Delegacias da Receita Federal (DRF);

Delegacias da Receita Federal do Brasil de Administração Tributária;

Delegacias Especiais de Instituições Financeiras (Deinf);

Delegacias Especiais da Receita Federal do Brasil de Maiores Contribuintes (Demac) Rio de Janeiro;

Inspetorias da Receira Federal do Brasil (IRF) Classes A e B;

Agências da Receita Federal do Brasil (ARF);

Centros de Atendimento ao Contribuinte (CAC).

Documentos necessários:

Quadro de sócios e administradores (QSA);

Ficha específica de interesse do órgão convenente;

Documento Básico de Entrada do CNPJ (DBE) ou Protocolo de Transmissão, conforme modelos constantes dos Anexos I E II da IN RFB nº 1.183, de 19 de agosto de 2011.

FCPJ – Ficha Cadastral da Pessoa Jurídica, que poderá ser preenchida via PGD – baixada e enviada apenas via internet por meio do Programa Receitanet, ou preenchida diretamente no sítio da Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) http://www.receita.fazenda.gov.br, por meio do Aplicativo de Coleta Web.

A FCPJ deverá ser acompanhada do QSA (no caso de sociedades).

Quais as vantagens de se ter CNPJ?

Com o CNPJ sua empresa será formalizada perante à lei, com isso é mais fácil obter linhas de credito e empréstimos à juros diferenciados, participar de programas federais para desenvolvimento de empresas, adquirir imóveis ou alugá-los com finalidade comercial, emitir notas fiscais, contratar funcionários e se livrar da dor de cabeça ao ser pego pela fiscalização sem registro e alvarás.