Como Criar Peixe Betta

Como Criar Peixe BettaBetta splendens é um peixe originário do Sudeste Asiático (Indochina) da família Osphronemidae. O  peixe Betta também é reconhecido como peixe de briga siamês (Brasil) ou Combatente (Portugal) tendo em vista à sua agressividade contra outros peixes da mesma espécie. Esta agressividade verifica-se predominantemente entre o gênero macho da espécie, de modo que, um macho colocado junto a peixes de outras espécies dóceis convive sem problema. Porém, se colocadas em aquários pequenos, mesmo as fêmeas se tornam brigonas, com uma delas, geralmente a maior, assumindo o papel dominante e agredindo as outras.

Na sua forma na natureza os Bettas apresentam uma coloração discreta (cor acastanhada) que se confunde com o meio ambiente e com alguns tons de vermelho e azul nas barbatanas, são menores e menos agressivos que as formas domésticas. Na natureza podem ser encontrados nas bermas dos campos de arrozais, regatos, e pequeno lagos

O peixe betta é um peixe divertido e fácil de cuidar, animal de estimação que toda a família pode desfrutar. vamos explica como criar um tanque de peixes betta e depois cuidar dele.

1. Compre um tanque de peixes, pedras decorativas, plantas aquáticas, alimento de peixes betta e um peixe betta em uma loja de animais.

2. Certifique-se de que o tanque de compra é do tamanho adequado para abrigar o peixe betta, rochas decorativas e as plantas aquáticas, além de permitir espaço de sobra. O espaço extra é necessário para que o peixe betta  tenha áreas para nadar ao redor.

3. Coloque os itens e encha o tanque com as pedras decorativas.  tome cuidado para não encher o tanque de pedras de mais de 1/8 do espaço existente.

4. Coloque a planta de água no reservatório e certifique-se de não afunda-lo nas rochas. As raízes têm de ser expostas porque os peixes se  alimentam esta parte da planta.

5. Encher o tanque de 3/4  completamente com água, na temperatura ambiente.

6. Com zelo, coloque o peixe betta no tanque depois de ter sido colocado em uma área que não fica muito sol.

7. Alimentar os peixes betta com três pastilhas de comida de peixe betta por dia.

8. Certifique-se de fornecer estimulação visual (como agitar um dedo na frente do peixe) todos os dias.

A reprodução em cativeiro é relativamente fácil, sendo necessário para isso um aquário  e um pequeno recipiente transparente. No aquário, coloca-se um macho, enquanto coloca-se a fêmea no pequeno recipiente. Em seguida, o recipiente (com a boca para cima) é colocado dentro do aquário, que terá um nível de água insuficiente para cobrir o recipiente. Uma vez visualizando a fêmea, o macho irá iniciar a construção do ninho, formado por diversas bolhas na superfície. Essa tarefa pode ser facilitada por algo que fique na superfície da água, como um isopor ou pedaço de plástico, o que evita que o ninho se prenda ao recipiente da fêmea. Uma vez construído o ninho, é o momento de soltar a fêmea, que será cortejada e envolvida pelo