Como Criar Patos

Como Criar PatosAo ir para cidades do interior não é difícil encontrar uma pessoa que crie patos, mas ao contrário do que se imagina, existem muitos fãs destas aves mesmo nas grandes cidades e é possível ter um patinho como animal de estimação.

Para saber como criar seu pato de estimação e proporcionar uma vida feliz e agradável a ele, leia as dicas abaixo e saiba como cuidar muito bem do seu bichinho.

Ambiente

Para criar um pato é preciso ter espaço, uma área coberta (pode ser dentro de casa) e uma área livre (como um quintal). Os patos são muito sociáveis e devem ser criados juntos, evite criar apenas um pato, ele se sentirá solitário, é melhor criar 2 ou mais.

Cada pato adulto precisa de pelo menos 3 metros para cada um.

Um quintal apropriado deve ter um local para que os patos nadem e um local coberto para que eles se abriguem. Uma piscina ou laguinho já são suficientes para as aves.

Se você não tem um lago em casa, uma piscina de plástico pode resolver, mas tanto a lagoa quanto a piscina, devem ser limpos.

Segurança

Os patos têm muitos predadores, cães, raposas, gaviões e outros animais podem ver em seus patinhos um delicioso almoço, deixá-los presos durante a noite é uma maneira de protegê-los.

Faça um cercado grande e coberto ou deixe-os dentro de casa se preferir.

Alimentação

Uma alimentação rica em proteínas é muito importante para manter seus patos saudáveis. Patos filhotes (da terceira até a quinta semana de vida) devem consumir rações com 20 à 22% de proteínas, A partir da quinta semana, ofereça uma ração com 16% de proteínas enquanto eles não estiverem botando ovos, quando estiverem botando, ofereça uma ração com 18% de proteínas.

Ração para aves de caça é uma boa alternativa para dar aos patos e pode ser encontrada com mais facilidade.

Ofereça para as aves, vegetais verdes frescos picados e deixe-os à disposição.

Água sempre fresca e abundante.

Ovos cozidos, minhocas, insetos, tomates, vermes e larvas de trigo também complementam a alimentação dos patos.

Batata frita, pão e pipoca não faz bem aos patos, não dê a eles.

Higiene

A água deve ser sempre limpa, os patos filhotes a sujam muito e ela fica barrenta, a limpeza poderá ser feita até duas vezes ao dia.

O cercadinho deve ser limpo e permanecer sempre seco para que as aves possam caminhar com segurança, evite pisos escorregadios.

Troque a serragem se você verificar que ela está molhada ou suja.

Cuidados

Os patos devem ir para a área externa após as 3 primeiras semanas de vida, principalmente quando estiver mais quente.

Para criar os patos sem a mãe é preciso uma fonte de calor, lâmpadas de calor são uma boa opção. Posicione-a em um dos cantos do cercadinho coberto.

Criar patos filhotes é bem trabalhoso, verifique se você dispõe de tempo para se dedicar.

Patos filhotes podem se afogar, deixe-os brincar antes num prato de um vaso bem rasinho para que depois eles possam ir para a piscina, deve sempre haver uma rampa (pode ser uma tábua) para que eles saiam da piscina ou lagoa com facilidade.