Como Criar Minhocas

Como Criar MinhocasPode ser por amor à biologia ou à ciência, e até mesmo como forma de negócios, pois podem ser vendidas como iscas de pesca ou como alimentos para peixes, rãs e aves. As minhocas também são produtoras de húmus, muito usado por floricultores, jardineiros, horticultores e paisagistas. São usadas também em plantações por ajudarem a melhorar a qualidade do solo naturalmente, por arejarem a terra, liberarem o húmus e descompactam a terrena, tornando o terrenos menos propício a erosões.

1. Escolha um local. Isso vai depender do que você pretende com a criação de minhocas. Se for para ser uma criação pequena, você pode usar um pote de sorvete ou uma caixa de acrílico e mantê-la dentro de sua casa. Se for como negócio, faça um tanque de alvenaria com um metro de largura, um metro de profundidade e dez de comprimento (podem até ser em maiores quantidades). Para ter qualquer um desses o local deve ser fresco, com sombra, quieto e próximo ou de fácil acesso a água.

2. Prepare a terra. Despeje terra no seu recipiente escolhido e depois coloque as minhocas sobre a terra, não precisando enterra-las já que elas farão isso sozinha. A terra não precisa ser de qualidade perfeita, mas boa o bastante.

3. Deixe úmido. A terra deve estar sempre úmida, nunca encharcada. Se possuir os tanques, regue diariamente, caso não, avalie, conforme for necessário, a secura da terra. Se houver acúmulo de água, use um sistema de drenagem.

4. Alimente. As minhocas se alimentam de vegetais, como cascas, frutas, gramas, capim, folhas secas, etc. Coloque por cima da terra e elas farão o trabalho sozinhas. Depois de uma semana, se houver restos, retire-os e substitua-os por matéria orgânica nova.

5. Tome cuidado com os predadores. Pássaros em geral podem atacar o seu criadouro e comer suas minhocas, então cubra com uma teia de arame por cima, ou apenas mantenha sempre fechado.

Com o devido cuidado, a sua criação de minhocas vai sempre aumentar.