Como Criar Codornas

Como Criar CodornasCodornas são aves pequenas oferecem carne saborosa. Os destas aves podem ser encontrados em qualquer ponto de venda de alimentos, de mercearias a restaurantes. Com pouco colesterol e muita proteína, vitamina B1 e B2 e nutrientes como ferro, fósforo e cálcio, os ovos são produzidos diariamente e por longo período pelas codornas. A postura pode passar de dois anos, mas o primeiro ano é o mais produtivo.

Algumas criações são versáteis na oferta de produtos que podem trazer um bom retorno ao produtor. No caso das codornas, a venda de ovos é a opção mais indicada para quem não quer investir muito, tem pouco espaço na propriedade e pretende ingressar em uma atividade fácil. A criação de codornas para reprodução, por sua vez, tem custo mais alto. Um dos fatores que encarecem a atividade é o uso de chocadeiras. Como as aves não chocam os próprios ovos quando vivem em cativeiro, o criador tem de recorrer a amas ou a esses equipamentos para garantir que nasçam os filhotes.

A seguir estão algumas dicas para você que deseja investir na criação dessas pequenas aves.

1. É importante que as aves sejam de boa procedência, tenham à disposição alimento de qualidade, vitaminas, medicamentos quando necessário e vivam em ambiente limpo e livre de doenças. Fáceis de manusear, de rápido crescimento e produtivas, as codornas são ótimas para criadores inexperientes. Mas é claro que toda criação exige um mínimo de cuidado.

2. Codornas podem ser criadas até em quintais de casas simples, desde que isso ocorra em estruturas apropriadas. Um pequeno galpão ou uma garagem inutilizada são alternativas para abrigar as gaiolas das aves. Feitas de arame galvanizado, elas devem ser dispostas nos sistemas de bateria: uma em cima da outra.

3. É fundamental que os ambientes sejam protegidos de correntes de ar, mas apresentem boa ventilação. As melhores regiões para a criação são aquelas sem grandes oscilações climáticas e elevadas taxas de umidade relativa do ar. Embora sejam resistentes, as aves preferem clima estável, com temperatura média de 25 graus. Elas não gostam de tomar sol ou receber vento diretamente.

4. No caso de criação para o abate, restos como ossos, cabeça, pata, penas e vísceras são matérias-primas para a produção de sabão, ração e óleo. Mas é bom lembrar que somente frigoríficos credenciados pelos sistemas de inspeção estão permitidos a executar o trabalho de abate.