Como Criar Codorna

Como Criar CodornaAs codornas são aves pequenas e de fácil criação, é uma ótima opção para iniciar um negócio para comercialização dos ovos, que possuem grande aceitação na mesa dos brasileiros.

Neste artigo vamos dar algumas dicas para iniciantes, porém com o tempo pode ser preciso fazer um curso específico, principalmente caso a produção cresça muito.

Vale lembrar que a codorna que tem sido utilizada para abate e fornecimento de ovos é a Coturnix, proveniente de diversos cruzamentos e com maior produtividade e conversão para alimentação.

Ambiente

O viveiro deve ser espaçoso e arejado, porém a temperatura deve ser mantida entre 18 a 20°.

Deixe a disposição os alimentos e água, além de manter o local sempre limpo e higienizado.

Proteja-as de umidade, ventos e ruídos excessivos.

Alimentação

Alimente as aves com a mesma ração usada para alimentar galinhas, porém acrescente a ela verduras escuras e cruas como almeirão e couve para complementar os nutrientes e balancear a dieta dos animais.

Deixe água limpa e fresca sempre á disposição.

Vacinas

As codornas são muito sensíveis e devem ser vacinadas para garantir que elas tenham saúde e uma boa produção de ovos.

Acasalamento e ovos

Com 45 dias de vida a codorna já está apta à reprodução, por isso é preciso criar o ambiente necessário para o acasalamento. Em geral, apenas um macho consegue fertilizar cinco fêmeas, por isso respeite esta proporção.

O macho deve ser colocado com uma fêmea e deixado com ela por 12 horas, depois ele deve permanecer isolado por 24 horas. Após o isolamento, coloque-o com outra fêmea por mais 12 horas e repita as 24 de isolamento e assim por diante.

O macho deve ficar isolado, pois ele atrapalha a produção e a rotina das fêmeas.

Os ovos devem ficar armazenados a uma temperatura de 10 a 16 graus e com umidade relativa de 75 e 80% por aproximadamente 12 dias, se for chocar, a incubação dura 16 dias.