Como Criar Canário da Terra

 Como Criar Canário da TerraO canário da terra é uma verdadeira paixão nacional, este animal é encontrado em várias partes do país e é, segundo pesquisas, o pássaro canoro mais popular do aqui. Podemos encontrar facilmente este pássaro do sul da Bahia, ao norte do estado do Paraná tanto nas matas quanto em cativeiros nas residências.

Pode parecer difícil de criar este passarinho, mas não é e nós do Como Fazer iremos ensinar como criar esta ave tão amada no país. Mas, antes de mais nada devo avisar que não compactuamos com a retirada de animais silvestres de seus habitats, por isso, antes de ensinar a criar ressaltamos que é de suma importância comprar os animas que já nasceram em cativeiro, pois em algumas regiões o canário da terra já esta sumindo por conta da caça ilegal.

Localidade

O canário da terra consegue se adaptar bem aos mais diversos climas de quente a frio e de úmido a seco, mas o ideal é que ele fique em um local onde a temperatura varie entre 20º a 30º, não tenha correntes de vento e se possível que ele pegue o Sol da manhã (até as 10 horas). De preferências a utilizar gaiolas de arame com 60 cm comprimento X 30 cm largura X 35 cm altura.

Alimentação

O canário da terra pode comer uma grande variedade de alimentos,  a seguir algumas opções.

 Sementes: alpiste, painço amarelo, niger,painço verde, painço vermelho e painço preto, aveia, arroz integral quebrado, trigo integral quebrado (para quibe – vende em supermercado),sêmola de milho (quirerinha bem fina – vende em supermercado), fubá grosso.

 Frutas: banana (todos os dias o ano todo) maçã, melão (a parte branca perto da casca), goiaba, pêra.

Verduras: (bem lavadas em água e com descanso de 20 minutos em água com vinagre): almeirão, catalonia, escarola, espinafre, couve, agrião.

Legumes: pepino (todos os dias o ano todo), jiló (do comprido tipo japonês) maxixe, milho verde (cozido e com os grãos debulhados) pimenta cambuci.

Lembrando que basta deixar o alimento na gaiola que o animal irá come-lo.

Procriação

No centro-sul do país (região onde encontramos mais facilmente o pássaro) o período de procriação do canário é entre novembro e maio (período de chuva) e o ninho (caixa tipo ninheira feita de madeira) tem as seguintes dimensões: 25 cm comprimento X 14 cm largura X 12 cm altura, e tem que ser colocado pelo lado de fora da gaiola para não ocupar espaço. O material para a canária fazer o ninho deve ser saco de ensacar café (estopa nova), fiapo de casca de coco e cabelo de cavalo.

Por média cada canária coloca de quatro a seis ovos e podem reproduzir até quatro vezes por anos.

Recomendo colocar as fêmeas para reproduzir somente após um ano de idade, pois quanto mais novas maior é a chance de entalarem com os ovos.

Criando os filhotes

Os filhotes nascem geralmente após o trigésimo quinto dia útil os filhotes já podem ser separados da mãe. Neste período a alimentação deve ser:

  • Alpiste 50%, painço amarelo 30%,
  • Senha 10%
  • Níger 10%.

Ou pode-se fazer mix seco com:

  • 25% de ração de codorna pura;
  • 25% de milharina;
  •  25% farinhada balanceada
  • 25% vitamina de canário belga.