Como Criar Calopsitas

Como Criar CalopsitasCalopsitas são aves originárias da Austrália e que se adaptaram bem ao clima da América do Sul, principalmente, o do Brasil, por ser semelhante ao de seu país de origem. Elas são aves dóceis, amigáveis e de fácil criação, principalmente se forem criadas desde cedo longe dos pais e com seu dono definitivo. Não são aves barulhentas, até assobiam, mas não muito e podem imitar as vozes humanas, desde que possuam certo treinamento. São aves que não comem muito e, consequentemente, não dão muitos gastos ao seu dono, além do da compra, que é em torno de cem reais. Possuem várias cores, mas as mais encontradas são as cinzas, com as pontas das asas brancas.

Crie suas calopsitas com essas dicas.

1. Escolha uma gaiola. Evite gaiolas redondas, pois confunde as calopsitas e faz com que elas percam a noção de espaço, então, prefira as gaiolas ou viveiros retangulares. Ela deve possuir bebedouros e comedouros, de preferência, os de barro. Também encha de poleiros para que elas tenham com o que se distrair e se divertir. Tome cuidado com o lugar que você vai colocar essa gaiola, porque a constante de vento pode ocasionar em coriza ou resfriados para as calopsitas.

2. Alimente. Um casal come em torno de dois quilos de ração por mês, que é geralmente uma mistura de girassol, aveia, painço e sorgo, com alguns adicionais, de acordo com cada fabricante. Você pode dar um pouco de pão duro, espigas de milho verde e cenoura como forma de adição de nutrientes, até alguns outros vegetais para ajudar.

3. Acasale. A partir dos dez meses, as calopsitas acasalam, mas é preciso saber que os casais se formam naturalmente, é claro que a probabilidade de um macho e uma fêmea não formarem um casal é pequena, mas não impossível, então, a escolha é deles. Eles fecundaram sozinhos e conforme o tempo, os ovos serão botados e se quebrarão.

4. Cuide dos filhotes. Se você quiser mantê-los doces, os afaste dos pais e os crie no bico, alimentando-os diretamente na boca. Conforme o tempo, eles vão deixar o leite e a ração poderá ser inclusa em sua alimentação. Se quiser, venda-os.

Sempre dê carinho a elas, que você receberá tudo de volta. E tome sempre cuidado com elas.