Como Criar Cachorro em Apartamento

Como Criar Cachorro em ApartamentoSe ao ler o título do texto você pensou “mas cachorro não deve ficar dentro de um apartamento pequeno, principalmente se o bicho for grande” tenho que admitir que você está certo, mas nem sempre podemos prever o que vai acontecer  na nossa vida e onde ela pode nos levar.

Muitas pessoas adotam um filhote sem saber que o bicho vai ficar grande, pode acontecer também de nos vermos obrigados a mudar de casa para um apartamento e não vamos abandonar o animal por causa disso, mas o que fazer nestes casos?

Este artigo vai dar algumas dicas para que dono e animal não sofram enquanto ‘dividem’ um apartamento.

Portãozinho

Como os apartamentos não contam com quintal é preciso delimitar um espaço para que o animal fique enquanto está sozinho, porém evite deixar o bicho preso por muito tempo.

Enquanto você estiver no apartamento, deixe o animal circular pelo ambiente para se acostumar a ele e memorizar a nova disposição de móveis, cômodos e objetos, porém nem todo cachorro se comporta bem quando está sozinho, por isso reserve um espaço do apartamento para ele.

Uma boa saída é colocar um daqueles portões pequenos para isolar determinados cômodos, são os mesmos portões usados para não deixar as crianças entrarem na cozinha, por exemplo.

No espaço reservado ao animal deixe água, comida e brinquedos sempre à disposição para que ele possa brincar e se distrair na sua ausência, outro ponto importante é determinar o local que ele fará as necessidades, nunca deixe a comida e água perto deste local, os cães são higiênicos e passarão a fazer xixi e coco em outras partes da casa, longe dos potes de comida.

Educando o cachorro

Se seu cachorro é muito doido e gosta de pular e latir o tempo todo será preciso educá-lo para que ele perca estas manias, principalmente a de latir, isso pode gerar grandes problemas com os vizinhos.

Se você já tentou de tudo para educá-lo e não consegue, será necessário procurar ajuda especializada e contratar um adestrador. Sua postura também é muito importante, evite brincadeiras que façam seu cachorro ficar agitado e eufórico, caso contrário será impossível fazer com que o peludo se comporte.

Saindo pra passear

Mesmo os cães criados em casa devem sair pra passear, quanto mais aqueles criados num apartamento!

Leve seu cachorro pra passear diariamente se possível, por pelo menos 30 minutos, isso fará com que ele fique mais calmo e tranquilo, além disso ele fará menos xixi e coco dentro de casa, uma vez que eles adoram sair por aí marcando território, só não esqueça de levar uma sacolinha para recolher os toletes.

Paciência

Não adianta pensar que o animal vai se adaptar num dia, seja paciente e dê muito amor e carinho ao seu amigo, ao perceber que apesar de ter mudado de ambiente, ele ainda pode contar com o amor do dono faz com que a adaptação seja mais tranquila.

Gritar e bater não adianta, crie regras e agrade o bicho quando ele as obedecer, por exemplo, se ele fez xixi no lugar certo faça festa, dê parabéns, uma pedacinho de carne e cafuné, quando ele fizer xixi no lugar errado olhe feio e saia de perto dele, dessa forma ele perceberá que ao fazer a coisa certa ganha carinho e por isso vai fazê-la sempre.

Lembre-se, a violência não resolve nada, com carinho e paciência é possível alcançar ótimos resultados e ter uma boa convivência.