Como Cozinhar uma Lata de Leite Condensado

Como Cozinhar uma Lata de Leite CondensadoDoce de leite é uma deliciosa sobremesa muito apreciada pelas famílias brasileiras. Fazer essa delícia em sua cozinha não é difícil, o processo é simples, mas pode levar algum tempo. Este artigo irá descrever a maneira mais fácil de fazer um doce de leite cremoso e liso. Você até pode fazer pelo método tradicional, em um fogão, porém isso demandará mais tempo, paciência e habilidade. O método que ensinaremos a seguir, com leite condensado, é muito mais fácil, já que você não precisará mexer o doce constantemente, mas ainda requer vigilância e certa paciência.

1. Retire o rótulo da lata de leite condensado. Ele já não será necessário e se você deixá-lo, ele ira se desmanchar e fazer sujeira na água.

2. Faça dois furos na lata com um abridor de latas. Ponha os furos em lados opostos. Não pule essa etapa. Sem esses buracos, a lata pode estourar e há o perigo de explosão.

3. Coloque a lata numa panela grande e a encha com água suficiente até cerca de 4 cm acima do topo da lata. Você vai precisar adicionar mais água durante o processo de cozimento. Certifique-se sempre de que água não fique inferior a este nível.

4. Coloque a panela no fogão e o ligue no fogo alto.

5. Algumas gotas do leite condensado podem escapar através dos orifícios. Se isso acontecer, retire-as com uma colher. Tente não deixar que se espalhe pela água.

7. Espere. Quanto mais tempo você esperar, mais denso e grosso fica seu doce, isso vai depender se seu gosto pessoal.  Um doce de leite branquinho e suave levará cerca de três horas.  Para um doce mais escuro e concentrado o processo pode demorar até quatro horas.

8. Retire a lata com pinças ou uma luva de forno e coloque sobre uma superfície para esfriar. Tenha cuidado ao esvaziar panela, você pode se queimar.

9. Espere cerca de uma hora para abrir sua lata. Abra somente quando tiver certeza que ela está totalmente fria. Abra o cuidado, se possível com um abridor de lata e despeje o doce em uma tigela. Quando tudo estiver na tigela, misture para tornar o doce mais homogêneo.

10. O processo por panela de pressão não é muito recomendado porque não terá como você ter a vigilância sobre a lata, tornando assim o cozimento inconstante e perigoso.