Como Cozinhar Quinoa

Quinoa é uma semente que é comida como um grão inteiro. Tornou-se cada vez mais popular por causa de seu alto perfil nutricional e facilidade de uso. É considerada uma proteína completa e também é livre de glúten. Ele tem um baixo índice glicêmico, o que faz com que seja bom para dietas de diabéticos, e é rica em ferro e potássio e pode ajudar a controlar a pressão arterial. Quinoa é cultivada nos Andes e é mais cara do que outros grãos integrais. Por si só, a quinoa é considerada muito boa, mas vai bem com vários tipos de pratos. É fácil cozinhar a quinoa, o que o torna uma opção de grãos inteiros ideal para a maioria das refeições.

1. Quinoa é muito fácil de cozinhar e cozinha muito rapidamente, tornando-se uma boa opção para as pessoas ocupadas. Ela pode ser preparada antecipadamente e congelada ou refrigerada. Para congelar ou quinoa cozida na geladeira, dê um duplo envoltório a quinoa em filme plástico com força e, em seguida, coloque-a em seu freezer ou geladeira. Deixe-o descongelar antes de usar.

2. Comece lavando a quinoa bem. A saponina, um revestimento amargo, ocorre naturalmente na parte externa das sementes. Este revestimento é um repelente natural, mas não é tóxico para os seres humanos. A maior parte da saponina pode ser removida com uma lavagem com água fria, de modo que uma lavagem é suficiente. Para lavar a quinoa, coloque-a em uma peneira. Certifique-se de que o filtro tem pequenos furos para que você não deixe qualquer um dos grãos pelo ralo. Deixe os grãos sob água corrente e esfregue-os suavemente entre os dedos. Quando você esfregar, naturalmente irá remover a saponina. Continue a limpeza da quinoa por um minuto ou dois, a quantidade de tempo gasto na lavagem dependerá da quantidade que você está preparando para cozinhar. Quanto mais você pretende cozinhar, mais tempo!

3. Use uma panela para fazer quinoa. Adicione 2 xícaras de água e 1 xícara de quinoa lavada em sua panela de arroz, coloque a tampa e comece a cozinhar. Leva de 10 a 15 minutos para cozinhar. Uma vez que a panela de arroz terminar, deixe a quinoa esfriar. Então, prove se sua quinoa está bem cozida com um garfo, como você faria com arroz ou cuscuz.