Como Cozinhar Pinhão

Como Cozinhar PinhãoQuando vem chegando o inverno, época de festas juninas, a temperatura cai lá fora, mas a das panelas é a que mais sobe dentro das casas. Uma das receitas mais famosa e comuns dessa época é a do pinhão. Em toda a região centro-sul do Brasil essa semente é apreciada. Consumido principalmente na região sul, ele também é muito encontrado em barracas e estabelecimentos cariocas.

O melhor de tudo é que ele pode ser facilmente cozido e consumido. Basta cozê-lo em água e sal ou mesmo usar ele em diversas receitas doces ou salgadas.

Os benefícios do pinhão são desconhecidos de muitas pessoas, mas saiba que a semente tem amido, vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo, zinco e proteínas. O zinco e as vitaminas do complexo B auxiliam na nutrição das células do sistema nervoso, ajudando na memória e raciocínio.

No entanto, é preciso ir com calma no seu consumo, por que o pinhão é calórico. Cada semente possui 20 calorias.

Neste artigo mostraremos uma forma fácil de descascar e cozinhar o pinhão para que você possa aproveitá-lo no inverno brasileiro.

Você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 3 xícaras (chá) de pinhões
  • 5 xícaras (chá) de água
  • 2 colheres (sopa) de sal

Como Fazer:

1. Primeiro de tudo, lave e corte as pontas do pinhão. Esse é o segredo do sucesso da receita.

2. Depois ponha em uma panela de pressão os pinhões, a água e o sal.

3. Em seguida, você deve apagar o fogo, e deixar a pressão sair da panela. Depois escorra os pinhões.

4. No próximo passo você deve cortar os pinhões no sentido do comprimento. Faça isso enquanto eles estiverem quentes para facilitar o trabalho. Para que você não se machuque, use um martelinho de cozinha para bater na faca. Agora é só apreciar o sabor do pinhão!