Como Cozinhar Macarrão

Como Cozinhar MacarrãoO macarrão é um dos alimentos mais populares do mundo, consumido tradicionalmente aos domingos, ele nunca falta nas viagens à praia, nas repúblicas de estudante e nos acampamentos.

Fácil de fazer e delicioso, o macarrão é o prato favorito de muitas pessoas.

Mas não é tão simples assim chegar ao ponto certo, muitas pessoas por não respeitar o tempo de cozimento acabam servindo o ‘tradicional’ macarrão empapado, ou por excesso de precaução o servem duro demais.

Tempo de cozimento

Não há um tempo de cozimento padrão para cada macarrão, ele pode variar devido a marca escolhida, o formato e o tipo.

Para saber o tempo exato de cozimento leia a embalagem, na parte da frente sempre há um tempo estimado de cozimento que deve ser obedecido à risca ou com algumas variações dependendo do resultado que se busca, mas sempre observe esta informação.

Água do macarrão

Sempre ferva uma grande quantidade de água para fazer o macarrão, lembre-se de que ele cresce e pode ficar empapado se a quantidade for pouca.

O macarrão só deve ser colocado na água quando ela estiver fervendo, é durante a fervura dela que o fio de óleo e a pitada de sal devem ser colocados.

Durante o cozimento

Mexa o macarrão para que ele não grude um no outro, faça isso de um em um minuto.

Pontos de cozimento

Molinho – Para deixar o macarrão bem molinho deixe-o cozinhar em água fervente por 2 minutos a mais do que o recomendado na embalagem (se estiver marcando “cozimento de 7-9 minutos” deixe cozinhar por 11 minutos). Este ponto é ideal para fazer preparos com a massa, como bolos, salada ou bolinhos de macarrão.

Al dent – É o ponto ideal para servir com molho, a tradicional macarronada. Para chegar neste ponto deixe o macarrão cozinhar pelo tempo exato marcado na embalagem o fogo deve estar alto e a consistência deve ser macia por fora, porém mais firme ao morder.

Vamos usar o mesmo exemplo acima, se na embalagem está marcado “cozimento de 7-9 minutos”, quando completar 7 minutos de cozimento fique de olho na massa e vá experimentando até verificar que o ponto desejado foi alcançado, mas nãoi deixe passar do tempo máximo (neste exemplo, 9 minutos).

Durinho – É o ponto certo caso você não vá servir o macarrão logo após o seu preparo, deixe-o cozinhar 1 ou 2 minutos a menos que o recomendado, seguindo o exemplo acima, a massa deveria ser cozida por apenas 6 minutos.

Não misture-a ao molho neste caso, guarde-os separados, na hora de servir ao misturar molho e a massa e aquecê-los, o macarrão terminará o processo de cozimento e ficará al dent.

Escorrendo o macarrão

Escorra-o num escorredor apropriado e depois que o excesso de água for drenado, misture-o ao molho de sua preferência ou dê sequência ao prato planejado.

Salvando o macarrão

Se algo deu errado com sua massa, relaxe é possível salvá-la com alguns truques simples.

Ficou papa – Depois de escorrer a água, jogue água gelada sobre a massa empapada, isso faz com que ela pare de cozinhar, desgrude uma da outra e recupere a firmeza.

Ficou duro – Se você constatou isso após escorrer a massa, coloque-a numa vasilha e jogue água bem quente sobre ela, isso fará com que ela cozinhe mais sem precisar voltar ao fogo. Deixe na água por 2 ou 3 minutos e depois escorra novamente.

Estas duas maneiras retiram todo o sal do macarrão, por isso tempere0o novamente ou reforce o sal do molho.