Como Construir uma Lagoa de Peixes

Um dos usos mais populares das lagoas de peixe é a pesca. Desportistas de todas as idades divertem-se com a captura de tilápias, kinguios, carpas e bagres. Uma lagoa de peixes bem mantida pode prover uma grande quantidade de peixes por ano. Construir uma lagoa de peixes pode exigir a ajuda de amigos, porque é importante que ela continue a “produzir” peixes suficientemente grandes.

Não importa qual seja o tamanho da lagoa, ela deverá ter uma profundidade de mais de 1 metro para que possam manter peixes. No caso da lagoa ser construída em um local onde o inverno é rigoroso, a profundidade deve ser de pelo menos 8 metros na parte mais profunda, o que ajuda a reduzir as chances dos peixes morrerem devido o congelamento da água.

Lagoas maiores são mais propensas a fornecer uma pesca satisfatória do que as menores. Se a área de superfície e a profundidade média é conhecida, a manutenção será mais fácil. Manutenção da lagoa para a pesca começa com armazenamento. O número de espécies recomendadas para viver na lagoa pode variar bastante.

O peixe azul de menos de 10 cm faz parte importante da dieta do anchigã. Embora os anchigãs ajudem a manter o azuis em equilíbrio, a pesca de anchigãs é necessária para manter o equilíbrio em ambas as espécies. Proprietários de lagoas de peixe que não desejam pescar azuis não devem mantê-los.

Os peixes-gato são também adequados para co habitar com os azuis- em lagoas com uma área aproximada de 1 acre. O peixe-gato deve ter o mesmo tamanho que o peixe azul, se eles forem mantidos no lago no mesmo tempo. No entanto, o peixe-gato de menos de 15 cm de comprimento não deve habitar na mesma lagoa onde peixes azuis adultos habitam, da mesma forma que bagres pequenos e azuis não devem ser mantidos juntos com peixes-gato adultos. O peixe-gato tem uma cauda bifurcada, os de cauda arredondadas raramente se dão bem em viveiros de peixes.

Evite a introdução acidental de peixes indesejáveis. Muitos donos não permitem o uso de peixinhos vivos para isca, porque os peixinhos podem ser peixes indesejáveis, tais como a carpa, ou espécies semelhantes.

Iniciar a pescaria de bagres só depois deles terem reproduzidos pela primeira vez. Bagres atingem a maturidade sexual quando eles alcançam 9 a 10 centímetros de comprimento. Alguns bagres podem reproduzir em maio ou início de junho do segundo ano depois de terem sido armazenados como alevinos. No entanto, a maioria pode não reproduzir até a terceira temporada.

Mantenha todos os azuis com menos de 15 centímetros de comprimento; os maiores, que não serão utilizados, devem ser devolvidos. Proprietários atentos procuram por sinais de uma população de peixes desequilibrada. Estes sinais podem ser um declínio no sucesso da pesca, baixa quantidade de bagres, azuis que permanecem pequenos, a não reprodução de bagres e absência de ovas de bagre, ou a sobrevivência de um grande número de girinos.

Um melhor diagnóstico do equilíbrio é possível através de uma peneiragem da população com redes de cerco. Arrastando a rede de cerco na água rasa dará uma indicação do sucesso da desova da população de peixes, que é muito importante se você quiser construir uma lagoa de peixes com sucesso.