Como Construir um Genograma Familiar

Como Construir um Genograma FamiliarGenogramas são um hobby interessante e revelador que pode oferecer novos insights sobre tendências de comportamento de si mesmo e seus entes queridos. Um genograma é semelhante a uma árvore de família tradicional, exceto que ele vai além de simplesmente listar os membros da família e suas relações uns com os outros. Genogramas também levam em conta aspectos sobre os outros indivíduos, bem como a forma como eles se relacionam entre si. Traços de personalidade, hábitos viciantes, tendências emocionais, e gostos e desgostos são fatores importantes que vão para a criação de um genograma. A chave para fazer um bom genograma é a organização. Com o computador, você pode facilmente armazenar informações, tanto quanto você gostaria sem fazer o seu genograma muito volumosos e difíceis de decifrar. Não há nada simples demais para ser documentada – a única limitação para genograma é a sua imaginação.

1. Escolha qual dois membros da família que deseja começar o genograma com. Obviamente, é muito mais fácil a aquisição de informações de parentes que ainda estão vivos, mas muitos acham gratificação no desafio de desenterrar fatos sobre parentes falecidos. Marque estes dois parentes para baixo como parte superior ou na parte inferior da placa do poster.

2. Escolha qual conjunto de características ou traços que você quer seguir. Anote cada uma dessas características em um de seus notebooks ou documento eletrônico e rotule-a de “Geral”.

3. Atribua um símbolo para cada característica que você vai seguir. Por exemplo, você pode escolher para simbolizar os meninos com um quadrado e um círculo com as meninas. Além disso, você pode escolher para simbolizar o alcoolismo através do preenchimento de uma parte do que a forma vermelha respectiva. Quanto mais vermelho na forma, mais dependentes do álcool que foi determinada pessoa. Inteligência pode ser denotada com um “I”, ou uma lâmpada de luz, e assim por diante.

4. Registre cada símbolo e uma explicação completa do seu significado no caderno geral ou documento eletrônico.

5. Adicione em nome de cada membro da família apropriado na mesma maneira que você faria para uma árvore de família tradicional. Marque a data de nascimento e a data da morte abaixo do nome de cada membro da família.

6. Preencha o símbolo apropriado para cada característica respectiva ou traços para cada pessoa no genograma. Os símbolos devem ser todos desenhados de forma clara, fácil de ler moda.

7. Atribua um notebook ou documento eletrônico para cada membro da família representado no genograma. Documente o que cada símbolo significa e como se aplica especificamente para cada pessoa. Seja o mais descritivo e objetivo possível ao documentar cada traço de personalidade. Atualize o genograma como apropriado.