Como Consolar Alguém

Como Consolar AlguémHá tantas pessoas que por um motivo ou outro, estão tristes e sozinhas, e passam muitas noites em suas casas, por trás de portas fechadas, e na necessidade de algum conforto. Nós podemos simplesmente ignorar a tristeza de nossos amigos ou podemos tentar ajuda-los a ser novamente feliz.

1. Ofereça uma mão amiga, tenha uma mente aberta e escute. Você não precisa responder, até que a pessoa tenha terminado de falar. Pense na sua resposta, o que você pode dizer pode perturbar a pessoa ainda mais. Concentre-se nas necessidades da pessoa. Lembre-se que você pode deixar uma impressão duradoura em qualquer um, especialmente aqueles que estão em necessidade de conforto.

2. Ofereça-se para ajudar, pergunte-lhes como e coloque a mão em seu ombro. Este simples gesto pode permitir que ele se sinta menos sozinho.

3. Seja compreensivo e compassivo. Nunca o julgue ou o culpe, mesmo que você saiba que é uma verdade. Talvez lhe dê um abraço, se se sentir aberto para isso.

4. Coloque-se no lugar do outro. Um exemplo: Uma pessoa que esteja na sala de espera do hospital. Seu ente querido pode ter sido vítima em um acidente grave, e ele pode estar esperando sozinho. Sente-se ao lado dele. Pergunte o que aconteceu. Quando uma pessoa está em uma necessidade desesperada de conforto elas precisam ser tranquilizadas e encorajadas a manter a esperança e a fé em seus corações. Outras vezes, a pessoa pode chorar incontrolavelmente, a melhor coisa a fazer em um caso como este é desviar sua atenção para outra coisa. Isso lhes dará tempo para se acalmar e te dizer qual é o problema. Não tenha medo de oferecer conforto. Lembre-se que a boa pessoa é aquela que age quando ninguém está olhando e ela não terá aplausos ou reconhecimento público por aquilo.

5. Antes de ir, perguntar-lhes se há alguma coisa que você pode fazer ou se há alguma coisa que eles precisam conversar. Se eles disserem não, diga: “Vem cá, não se preocupe, eu estou aqui se você precisar”. Sempre mantenha a sua palavra e se eles precisarem conversar, mesmo no meio da noite, esteja lá para eles, seja solidário, ouça e não fique irritado com eles, ou reclame quando sua presença for solicitada.