Como Conservar Alimentos

Como Conservar AlimentosConservar os alimentos tem se tornado uma prática muito comum nas residências brasileiras. A vida corrida exige praticidade e aproveitamento do tempo, principalmente quando se fala de cozinhar pratos individuais e para a família.

1. Congelar comida não se limita aos famosos pratos congelados que compramos no supermercado, mas também aquelas que fazemos em grandes quantidades no fogão de casa e guardamos no freezer para consumir em outros dias, sem a necessidade de fazer mais do mesmo alimento.

2. Para que eles sejam conservados bem e não estraguem, é necessário mantê-los em temperatura e umidade ideais,

3. Para alimentos não perecíveis, não é necessário colocá-los em um ambiente refrigerado.

4. Alimentos que não precisam ficar congelados são cereais, como arroz, milho e aveia, grãos, como feijão, lentilha e ervilha, farinhas, bicoitos, produtos defumados e desidratados, enlatados, embalados em vidro e muitos outros.

5. A validade dos produtos também deve ser motivo de atenção dos consumidores. Evite prejuízos quando estiver no supermercado. Quanto mais perto do prazo de validade o produto estiver, mais rapidamente ele deverá ser consumido.

6. Raízes, frutas e tubérculos devem ser guardados em lugares livres de insetos e secos. Frutas e hortaliças devem ficar longe do sol. Além disso, a temperatura ideal para a conservação varia de um produto para o outro.

7. Carnes devem ser conservadas na geladeira apenas se forem consumidas no mesmo dia. Se não, o certo é ser congelada.

8. Ovos, leite, queijo, manteiga, margarina, alguns vegetais e frutas, além de embutidos, como presunto, salsicha e linguiça também são alguns exemplos de alimentos que devem ser guardados na geladeira.

Dica extra:

Evite ao máximo misturar alimentos crus e cozidos um do lado do outro, pois os crus podem contaminar os que já estão preparados.

Além disso, jamais forre a prateleira da geladeira com plásticos ou toalhas, por que isso diminui a circulação de ar frio e prejudica o bom funcionamento do eletrodoméstico.