Como Conseguir o FIES

Como Conseguir o FIESVocê sabe o que é o FIES? Não? Neste post vamos primeiro lhe ensinar o que realmente é o FIES e depois vamos lhe passar alguns tópicos para mostrar como consegui-lo. O FIES (Financiamento Estudantil) nada mais é do que uma forma de incentivo para estudantes que não têm condições de arcar com os custos de seus estudos, matriculados em instituições de Ensino Superior. Claro que em IES não gratuitas e que são cadastradas devidamente no programa e com avaliação positiva nos processos que são conduzidos pelo MEC. Fora isso, para que o estudante possa receber o financiamento ele não pode estar inadimplente com o Programa de Crédito Educativo, e nem pode já ter sido beneficiado pelo FIES. É considerado curso com avaliação positiva, aquele que obteve conceito maior ou igual a 3 na edição mais atualizada do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE.  Os cursos não avaliados pelo ENADE poderão ser habilitados excepcionalmente para concessão do financiamento, a critério do MEC. Agora que você já sabe o que é FIES ou já sabia e queria saber como consegui-lo, siga nossas dicas e tenha um ótimo jeito de conseguir completar seus estudos.

1. Conseguindo o financiamento. O único modo de você conseguir ingressar no programa do FIES é a partir da participação do processo seletivo dos candidatos ao financiamento, assim o modo do programa será muito mais democrático ao acesso do FIES e assim consequentemente ao ensino superior.

 2. Como é feita a seleção de candidatos. A seleção dos candidatos ao FIES é feita única e exclusivamente pelo MEC. Os critérios usados não são pessoais e são bastante transparentes que vai levar em consideração o perfil socioeconômico de quem está se candidatando.

3. Sabendo o que é a Comissão Permanente de Seleção e Acompanhamento. Todas as instituições de ensino que participam do programa do FIES são obrigadas a fazer parte da comissão permanente de seleção e acompanhamento que é encarregada pelo atendimento aos estudantes.