Como Confeitar Bolo

Como Confeitar BoloAntigamente, diziam que só cozinheiros com anos de experiência poderiam confeitar um bolo. Com o passar dos anos e o advento da tecnologia, as receitas culinárias ficaram mais acessíveis e qualquer pessoa pode fazer os mais diversos tipos de pratos, inclusive doces e bolos confeitados. Confeitar um bolo em casa o deixa com a característica da ocasião e a pessoa pode fazer o que quiser nele, basta ter criatividade, os itens e ingredientes necessários. Veja o passo a passo de como confeitar bolo:

1. Prepare o glacê um dia antes. Antes de confeitar o bolo, que pode ser de qualquer sabor, é preciso cobri-lo totalmente com uma camada de glacê branco que deve estar gelado, para destacar a confeitaria.  Para isso são precisos 250g de açúcar confeiteiro, suco de limão, uma clara em neve, e gotas de qualquer essência. Em uma batedeira, adicione à clara em neve o suco de limão, o açúcar e a essência. Depois de batido, coloque em uma vasilha e vá adicionando açúcar até dar o ponto, sem grudar nas mãos. Deve ser feito um creme resistente. O glacê deve ser para o bolo e para a confeitaria simples, a ser colocado nos saquinhos com os bicos de confeitaria. Se preferir, use chantilly.

2. Use o glacê para cobrir o bolo e para confeitar. Com o glacê pronto, coloque uma quantidade razoável por cima do bolo, de maneira que possa cobri-lo uniformemente com uma grossa camada. Use uma espátula lisa para espalhar o glacê no bolo, primeiro na parte de cima, e depois nas laterais. Não economize glacê ou o creme chantilly neste momento.

3. Use sua criatividade. Como em uma obra de arte, a cobertura será o quadro e a confeitaria, a pintura. Para dar cor ao glacê da confeitaria, use colorante. Faça os desenhos e formas que desejar, sempre seguindo o mesmo formato no mesmo bolo para ficar com aparência uniforme. Se fizer alguma forma com o creme, como uma flor por exemplo, faça um teste fora dele – em um prato – para não colocar diretamente no bolo e depois querer tirar. Pode usar até frutas na hora de enfeitar.

Como puderam ver, é muito simples confeitar um bolo. Além de divertido, essa atividade culinária exige criatividade e concentração, para tudo dar certo. Caso não tenha nenhuma experiência, comece com um bolo pequeno, e depois vá aumentando para criar cada vez mais.