Como Comprar Alimentos Pela Data de Validade

download (13)Quando vamos ao supermercado é muito importante, além de escolher os produtos mais acessíveis, também sempre verificar as datas de validade dos alimentos que você compra, a fim de proteger a sua própria saúde e a de sua família.

Siga o passo a passo abaixo e descubra como comprar alimentos com base na data de vencimento:

1 – As datas de validade, muitas vezes não fica muito visível ao consumidor,  devido ao tempo nas prateleiras ela pode ser difícil de detectar ou até mesmo pela impressão do próprio fabricante. Ela pode ser precedida por duas palavras: Consumir por … e por … Consumir de preferência .

2- Ao dizer : Consumir de preferência no …, refere-se aos produtos embalados no armazenamento de médio e longo prazo, como o óleo, o tomate, bolachas, biscoitos, legumes secos, conservas, que, mesmo se não forem consumidos dentro da data e mantidos na despensa por um tempo que excede um pouco à data de validade, não causam danos à saúde. De fato, “de preferência” referem-se ao conselho do fabricante para ter certeza de que os alimentos são apreciados, assim como todas as suas propriedades, sem danos a saúde do consumidor.

3- É muito importante que você leia as datas de vencimento dos produtos em oferta, porque muitas vezes as “ofertas especiais” escondem a necessidade de dispor de ações que aproximam expiração. É importante saber que quanto mais próximo da data de vencimento , menor o nível de nutrição.

Obs.: Consumir por indicação que a data de validade é obrigatória e deve ser respeitado na medida em que, uma vez ultrapassado, o alimento se tornar prejudicial para a sua saúde ou perde suas propriedades nutritivas. Os alimentos com maior risco são o leite , iogurte, queijo, ovos , salada em um saco, as carnes, a carne e peixe. Então, mantenha atenção para sua saúde.