Como Compor uma Canção

Como Compor uma CançãoCertamente todos já tivemos a ideia de uma música na cabeça e perdemos a oportunidade de anotar ou gravar para depois lapidarmos com calma. Para compor uma música basta ter criatividade e, de preferência, algum instrumento que possa fazer a harmonia, ou seja, o acompanhamento para sua canção. Além disso, é necessário caprichar na letra, pois é nela que fica boa parte da mensagem que você quer passar ou dizer a alguém. Siga esses passos e você entenderá como compor uma canção.

  1. Saiba que parte da musica você está criando. Uma música à desmembrada em várias partes diferentes. Quando uma ideia surgir, seu trabalho fica mais fácil se você souber qual é essa parte, para então dar seguimento e conseguir criar as outras. Aqui trabalharemos apenas com os conceitos básicos que são suficientes para compor uma canção.
  • Letra: A letra é a poesia, são as palavras e frases que serão cantadas. Caso você tenha uma ideia de um verso ou um refrão de forma que a poesia ainda não seja musical, você tem apenas a letra.
  • Melodia: são os desenhos que tornam a letra musical. Um exemplo fácil para entender, é tentar assoviar a música “Parabéns pra você”. Ao assoviar você não está falando palavra nenhuma, porém está desenhando as notas que compõe a melodia da música. Isso também pode surgir primeiro num processo de composição, e então você deverá pensar em uma letra que encaixe nessa sequência sonora.
  • Harmonia: é o acompanhamento da música. Muitas pessoas que compõem junto com um instrumento, como um violão, têm primeiro a ideia de riffs ou sequẽncias de acordes. Depois será necessário criar a melodia e letra que façam sentido dentro da harmonia.

2. Nunca deixe pela metade. Por ser um processo muito cansativo, todo compositor acaba enjoando da própria música em algum momento. Tente descansar e entender que de tanto ouvir ou pensar na música, essa sensação é normal. Depois de pronta, será sempre uma surpresa para você ouvi-la.