Como Combater a Queda de Pelos em Cachorros

Como Combater a Queda de Pelos em CachorrosTer um cachorro em casa é realmente delicioso, eles são amigos, animados, brincalhões e peludos, o problema é que muitas vezes os pelos que deveriam ficar permanentemente ‘grudados’ no seu bicho, acabam espalhados pela casa toda.

Neste artigo vamos mostrar algumas maneiras de combater a queda de pelos do seu cão e com isso mantê-lo mais saudável e a casa mais limpa.

A queda de pelos pode ser normal?

Sim, ao menos uma vez por ano os cães trocam a pelagem, a isso se dá o nome de muda.

 Em geral, as mudas ocorrem nas épocas mais quentes do ano, na primavera ou no verão.

Para saber se a queda de pelos é normal ou não, basta verificar se ela está deixando falhas no corpo do animal, se estiver, a queda é anormal e pode ser causada por vários fatores como seborreia, sarna, micoses, eczema, deficiências nutricionais, infecções ou outros motivos.

A queda normal (fisiológica) é generalizada, ou seja, não ocorre em apenas uma parte do corpo do cão, o pelo fica mais ralo, porém continua brilhante e sedoso.

Como combater a queda neste caso?

A perda fisiológica de pelos pode ser minimizada com banhos regulares (uma vez por semana ou de 15 em 15 dias), no banho use apenas produtos próprios para pets como xampus, condicionadores ou sabonetes.

Antes de cada banho escove os pelos do animal para retirar os folículos soltos e diminuir a queda, se possível escove o animal todos os dias, dessa forma os pelos ficarão na escova e não pelo chão (móveis, roupas, tapetes…) da casa.

Como saber se a queda é anormal?

Verifique se além da perda de pelos há coceira, vermelhidão e calor na região sem pelos, para saber basta colocar a mão no local e sentir se ela está mais quente do que o resto do corpo do cachorro, estes são importantes sintomas para diagnosticar uma infecção.

Falhas no pelo e ausência de brilho também indicam alguma anormalidade.

Como combater a queda neste caso?

Leve seu cachorro ao veterinário para que ele faça um diagnóstico preciso sobre a motivação da queda de pelos, somente dessa forma será possível fazer um tratamento eficaz contra o problema.

A sarna, micoses e seborreia podem ser tratadas com medicações, xampus e sabonetes específicos, porém no caso das medicações deve-se ficar atento, pois o peso do animal influi na quantidade e de produto a ser usado.

Alimente seu cachorro sempre com ração e nunca com comida normal, a ração já é balanceada e garante todos os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento do animal, a ausência de alguns nutrientes também pode causar queda de pelos.

Para tratar infecções, o acompanhamento veterinário é mais que necessário, não tratar ou tratar da forma errada pode levar seu peludo a óbito.

Cuide do seu animal, a posse responsável é uma prova de amor e humanidade.