Como Clarear a Pele

Como Clarear a PeleVivemos em um país em que não faltam variações de tons de pele. Fomos agraciados com uma grande diversidade de cores. E todos os tons de pele podem ser extremamente belos, desde que estejam uniformes. Afinal, uma pele manchada perde toda a graciosidade, exceto no caso das sardas – que algumas pessoas consideram como charmosas.

A melanina, que é responsável pela pigmentação da nossa pele – e dos olhos e cabelos -, também nos ajuda na proteção dos raios solares. Quanto menos melanina o corpo tiver, mais risco tem de sofrer com manchas causadas pela exposição solar. Porém, a contínua exposição solar pode causar manchas a todas as pessoas. Além disso, acne, alteração hormonal, gravidez e o envelhecimento também podem trazer as indesejadas manchinhas para o corpo.

Há muitos tratamentos estéticos para reverter esses inconvenientes, mas alguns deles custam pequenas fortunas. Veja abaixo algumas formas de como clarear a pele de forma bem econômica.

1. Mamão e mel. Misture 1 colher de sopa de mel e meio mamão maduro até formar uma pasta. Limpe o rosto e aplique. Depois de 15 minutos, lave o rosto com água fria.

2. Refrescante. Triture folhas de hortelã fresca em uma pasta e aplique no rosto por 20 minutos. Enxágue com água fria; usar por 15 dias.

3. Camomila. Ferva a camomila até conseguir uma infusão, deixe esfriar e depois passe no rosto com um algodão.

4. Máscara noturna. Faça seu próprio creme de clareamento noturno, acrescentando três gotas de extrato de folhas de amoreira para um quarto de xícara de creme hidratante fácil. Escolha um creme à base de água fria (verifique que a água é um  dos ingredientes principais). Mexa bem a mistura e guarde em um frasco de vidro escuro. Use como faria com qualquer creme de noite.

Manchas causadas pela depilação são grandes vilãs para peles, especialmente, para as mulheres. Elas podem causar muita vergonha na hora de colocar o biquíni. Para clarear a pele das áreas mais prejudicadas pela depilação faça assim:

5. Axilas e virilha. Misture duas colheres de sopa de fubá, duas de leite em pó, duas de aveia e duas de soro fisiológico. Passe nas regiões manchadas, fazendo movimentos circulares, com suavidade. Retire lavando com água mineral. É recomendável repetir a aplicação a cada 20 dias até que você consiga o tom desejado.

6. Pomada para assadura. Usar pomada para assadura com intervalos de 3 dias ajuda a recuperar o tom de pele natural da área manchada por depilação.

Dicas:

  •  Evite a área ao redor dos olhos quando for fazer a aplicação das máscaras esfoliantes.
  •  Se ocorrer irritação, deixe de aplicar imediatamente e procure um dermatologista.
  •  Caso use suco de limão em alguma receita, lave bem a pele antes de se expor ao sol.

A dica principal: Use protetor solar diariamente.