Como Citar Artigo de Revista

Como Citar Artigo de RevistaUsar um texto, um fragmento de texto ou transcrever uma fala, ideia ou teoria sem dar os devidos créditos ao seu autor é crime. Isso porque, diretamente, você está assumindo que aquela fala é sua, que foi você quem inventou, uma vez que é seu nome que consta na capa da monografia.

O plágio não é tão incomum quanto se pensa e pode ter consequências bem complicadas, processos judiciais e problemas com a lei não são os únicos problemas, caso o fragmento plagiado esteja inserido num trabalho acadêmico, por exemplo, o aluno pode perder a vaga na faculdade e os títulos já conquistados (como o bacharel, pós, pós doc, PHD)

Por isso referenciar a fala de outro corretamente é muito importante e não desmerece em nada seu trabalho, ao contrário, denota que você leu e pesquisou para fazê-lo.

Porém muitas pessoas sentem dúvidas na hora de referenciar certos tipos de texto, um deles é o artigo de revista. Veja como fazer a citação corretamente neste caso. Os itens devem ser citados na ordem abaixo:

1) Último nome do autor, seguido de vírgula, o primeiro nome do autor e espaço.

2) Abrir parênteses, seguido do ano de edição, fechar parênteses, vírgula e espaço.

3) Título do artigo, fechar aspas, ponto final e espaço.

4) Nome da revista (em itálico), vírgula e espaço

5) Número da revista, vírgula e espaço

6) Página onde começa o artigo, hífen, página onde acaba o artigo e ponto final.

Exemplo: Peixoto, Paulo (1995), “A sedução do consumo. As novas superfícies comerciais urbanas”. Revista Crítica de Ciências Sociais, 43, 147-169.

O passo a passo para citação foi tirado do site: http://www4.fe.uc.pt/